Na tarde desta terça feira, dia 06, 35 casais oficializaram o relacionamento através do casamento comunitário em Saudade do Iguaçu. O “Dia do Sim” como é conhecido, aconteceu na Câmara de Vereadores, onde compareceram além dos casais, familiares e padrinhos.

O prefeito Mauro Cenci destacou a importância do evento, principalmente para os participantes. “Foi uma grata surpresa para nós o grande número de casais participantes do casamento comunitário, onde tivemos 35 casais, todos de Saudade do Iguaçu, oficializando o relacionamento. Um dia de cidadania para ficar marcado na história de nosso município, onde casais que viviam juntos há muito tempo através da união estável, agora tiveram a oportunidade de regularizar a situação e realizar o sonho do casamento. Quero também destacar outro fator importante do casamento comunitário, que é a isenção do custo das taxas do cartório para todos os casais participantes, e assim, possibilitando a eles, o acesso a esse documento que é a certidão de casamento, onde tenho certeza que em algum momento precisaram e não tinham. Uma ocasião de festa para todos, onde queremos parabenizá-los por esse momento tão importante”, disse o Prefeito Mauro.

Para a Interventora do Cartório de Saudade do Iguaçu, Dra Elisana Carneiro Crema, os benefícios do Casamento Comunitário são inúmeros, dentre eles, a gratuidade para regularizar a situação, tendo em vista que o custo hoje gira em torno de 337 reais para fazer a oficialização. Outro benefício é que o cônjuge tem direito real de habitação que é o direito que tem o cônjuge sobrevivente, independente do regime de bens, de permanecer residindo de maneira vitalícia na morada do casal após o falecimento de seu consorte (desde que aquele imóvel que era usado para moradia, seja o único de natureza residencial); Outra vantagem é que na hora de registrar o nascimento do filho, basta o cônjuge levar a certidão de casamento para comprovar a paternidade e registrar e fazer o registro, sem precisa da presença de ambos – pai e mãe; Mais um benefício é de ordem sucessória, pois o cônjuge vivo além de não ter dificuldades de comprovar o vínculo para fazer parte do inventário, ele é herdeiro e concorre aos bens junto com os filhos da pessoa falecida; Outra vantagem é de ordem previdenciária por conta da pensão por morte, pois o cônjuge é dependente do segurado, basta levar a certidão de casamento com anotação do óbito e fazer o requerimento no INSS para começar a receber a pensão; Além da segurança patrimonial o casamento dá publicidade ao amor que existe entre duas pessoas.

Participaram da solenidade o Juiz da Comarca de São João, Dr. Marcio Trindade Dantas, a Cartorária de Saudade do Iguaçu Dra Elisana Carneiro Crema, Vereador Neidelar Bocalon, presidência da Câmara de Vereadores, ao IRPEN-Instituto de Registro Civil de Pessoas Naturais do Paraná, além de familiares e padrinhos dos casais.