As datas de vencimento da quarta parcela do Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) 2021 no Paraná começam nesta terça-feira (18).

Por causa da pandemia da Covid-19, as datas de vencimento das três últimas parcelas do imposto foram postergadas, e os pagamentos voltaram a ser cobrados com o início do vencimento da terceira parcela.

A Secretaria da Fazenda destacou que as datas de vencimento seguem uma ordem, de acordo com o final das placas dos veículos. No cronograma, as datas para o pagamento da quarta parcela vão até o dia 24 de maio.

Como as parcelas tiveram prazos adiados em um mês, a quinta e última parcela terá vencimentos em junho

Confira o cronograma:

Final 1 e 2 – vencimento 18/05/2021

Final 3 e 4 – vencimento 19/05/2021

Final 5 e 6 – vencimento 20/05/2021

Final 7 e 8 – vencimento 21/05/2021

Final 9 e 0 – vencimento 24/05/2021

O governo do estado autorizou, em dezembro, que o pagamento do IPVA 2021 fosse feito em até cinco parcelas. Antes, o limite de parcelamento era de três meses, mas a mudança foi feita para amenizar as dificuldades causadas pela pandemia.

A quitação do IPVA é um requisito obrigatório para emissão certificado de licenciamento de veículo pelo Departamento Estadual de Trânsito (Detran-PR).

Como pagar o IPVA

Para o pagamento do imposto, os proprietários não recebem boleto impresso, nem qualquer outro tipo de correspondência. A pessoa precisa acessar o site da Secretaria da Fazenda e emitir a guia.

É necessário ter em mãos o número do Renavam, que consta no Certificado de Registro e Licenciamento de Veículos (CRLV).

Caso o proprietário tenha conta em algum dos bancos credenciados (Banco do Brasil, Itaú, Santander, Bradesco, Sicredi, Banco Rendimento e Bancoop), é possível pagar apenas com o número do Renavam, diretamente nos caixas ou canais de atendimento.

(Fonte: G1-RPC)