A enfermeira Chopinzinhense Francieli Fontana, foi escolhida nesta terça-feira (6) pelo governo federal para assumir a Secretaria Extraordinária de Enfrentamento à Covid-19, do Ministério da Saúde.

A nomeação oficial aguarda a criação da secretaria por meio de uma medida provisória que deverá ser assinada nesta semana pelo presidente Jair Bolsonaro.

A secretaria foi uma promessa do atual ministro da saúde Marcelo Queiroga e deve atuar exclusivamente em ações de combate ao coronavírus no Brasil.

Ainda em 2019, Francieli esteve à frente da coordenação do Programa Nacional de Imunizações (PNI) do Ministério da Saúde. Na época, ela substituiu Carla Magda Domingues, que havia se aposentado.

Francieli possui graduação em Enfermagem pela Universidade Estadual do Centro-Oeste do Paraná (2003). Especialista em Estratégia Saúde da Família. Epidemiologista pelo Programa de Treinamento em Epidemiologia Aplicada aos serviços do Sistema Único de Saúde. Mestre em Medicina Tropical com área de concentração em Epidemiologia das doenças infecciosas e parasitárias pela Universidade de Brasília.

Francieli Fontana trabalhou no período de 2005 à 2014 na secretaria municipal de saúde de Chopinzinho. Em 2014 foi para Brasília, onde fez o EPISUS-Programa de Treinamento em Epidemiologia Aplicada aos Serviços do Sistema Único de Saúde, onde ficou por 02 anos. Depois disso, Francieli passou em um concurso do Ministério da Saúde par atuar no PNI-Programa Nacional de Imunização, do qual chegou a ser coordenadora nacional e agora vai assumir à Secretaria Nacional Extraordinária de Enfrentamento ao Covid-19.