Na manhã deste sábado, dia 06, comerciantes de São João deram início à um protesto contra o decreto do governo do estado que determinou o fechamento de parte do comércio.

Como parte da manifestação, comerciantes colocaram cartazes nas fachadas e vitrines dos estabelecimentos comerciais questionando as medidas adotadas pelo governo do estado para combater o coronavirus, que inicialmente teriam validade até segunda feira, dia 08, mas que um novo decreto do governo, prorrogou as medidas até quarta-feira, dia 10.

Para os proprietários de lojas que são classificadas com “não essenciais” as restrições afetam diretamente a economia local e criam outro problema: falência e desemprego. Segundo alguns comerciantes, “… não é fechando o comércio que eles chamam de não essencial que irá apresentar eficácia no combate ao vírus. É sim necessário cuidados, controle de acesso de pessoas, uso de máscara e álcool em gel, mas proibir a gente de trabalhar não é a solução. Todo o trabalho é essencial desde que gere sustento a alguém. Temos que combater o vírus, mas não proibindo a gente de trabalhar. Temos impostos, encargos e demais tributos para pagar e principalmente a folha de pagamento dos funcionários. Se não trabalharmos não vamos conseguir honrar com esses compromissos” disseram os empresários.

(Fonte: Rádio Chopinzinho e Rádio São João)