Na tarde desta sexta-feira, dia 26, a administração municipal de Chopinzinho em conjunto com órgãos municipais e comitê de enfrentamento ao coronavirus se reuniram para discutir as últimas medidas anunciadas pelo governo do estado no combate à pandemia e definir as ações que serão seguidas no município. Após a reunião foi divulgado uma nota oficial que diz o seguinte:

NOTA OFICIAL

A Administração Municipal de Chopinzinho, em conjunto com órgãos municipais e o Comitê de Enfrentamento ao Coronavirus, tem atualizado de forma permanente às medidas adotadas em relação ao coronavirus, também em alinhamento ao Governo do Estado do Paraná e Ministério da Saúde.

O governo do Estado do Paraná publicou hoje, (26), o decreto nº 6.983, que determina medidas restritivas, visando o enfrentamento de emergência de saúde pública decorrente da pandemia de covid-19. O documento impõe medidas restritivas severas da meia noite do dia 27 de fevereiro até às 05 horas do dia 08 de março de 2021.

A determinação, por se tratar de um órgão de instância superior, passa a valer em todo território do estado do Paraná. A decisão foi tomada principalmente considerando o cenário epidemiológico da covid-19, capacidade de resposta dos órgãos de atenção à saúde e capacidade de leitos de UTI.

Depois de divulgada a resolução, os municípios que compõem a Associação dos Municípios do Sudoeste do Paraná (Amsop) se reuniram para tomada de ação quanto região. Na ocasião, a maioria dos municípios sinalizou a recepção do decreto.

Considerando o decreto e o posicionamento regional, neste momento, o comitê deliberou que a população e comércio de Chopinzinho observem a normativa do estado. Nos próximos dias, a situação pode ser reavaliada, baseada na realidade epidemiológica local, possibilidade de ampliação dos recursos da saúde e novos desdobramentos.