A Prefeitura de Pato Branco, no sudoeste do Paraná, decretou nesta sexta-feira (12) medidas restritivas para tentar frear a propagação do novo coronavírus na cidade. Uma delas é o toque de recolher das 22h às 5h.

Segundo a prefeitura, a medida é necessária após crescimento de 366,6% das notificações da doença entre os dias 29 de janeiro e 11 de fevereiro. Esse aumento que impactou a demanda de atendimentos de pacientes com sintomas da Covid-19 nas unidades de saúde do município.

A Secretaria Municipal de Saúde informou que apenas nos últimos quatro dias foram registrados 154 novos casos confirmados do novo coronavírus. Até esta sexta, a cidade contava com 687 casos suspeitos da doença.

De acordo com a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), as Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) adulto da ala Covid-19 atingiram a lotação máxima nesta sexta-feira no Hospital São Lucas e na Policlínica.

Ambos hospitais são os que ofertam leitos exclusivos para pacientes com a doença pelo Sistema Único de Saúde (SUS). A UTI pediária atingiu 150% da capacidade.

Desde o início da pandemia, Pato Branco registrou 4.225 casos confirmados do novo coronavírus e 51 mortes provocadas pela Covid-19.

De acordo com o novo decreto, bares e restaurantes podem funcionar, mas os clientes devem sempre permanecer sentados. Mesas, bancos ou cadeiras não podem ficar nas calçadas, a fim de evitar aglomerações. A lotação máxima de cada local é de 50%, com fechamento do estabelecimento até as 22h.

O município decretou ainda a restrição de consumo de bebidas alcoólicas em vias públicas e em terrenos desocupados.

O acesso a supermercados fica limitado apenas para uma pessoa por família, e crianças de zero a 12 anos ficam proibidas de circular em supermercados e estabelecimentos comerciais de qualquer natureza.

De acordo com a prefeitura, haverá reforço na fiscalização do transporte coletivo de Pato Branco.

O retorno das aulas presenciais está sendo analisado pelas equipes das secretarias municipais de Educação e Saúde.

(Fonte: G-Oeste/Sudoeste)