Após denúncias anônimas de que em residências próximas ao Loteamento Koetz, em São João, havia prática de maus tratos de animais, as equipes policiais deslocaram para averiguar a situação e já nas proximidades da Rua Projetada, visualizou diversos animais (cachorros e galos) em situação de maus tratos.

Em abordagem a uma residência, foi constatado que havia na mesma aproximadamente dez cães (sem comida, água, amarrados com corda curta, alguns com parasitas e machucados) e sete galos utilizados para a prática de rinha (machucados, depenados, um deles inclusive quase morto).

Foi constatado também que no interior da residência haviam quatro pés da planta “cannabis sativa”, popularmente conhecida por maconha, bem como certa quantidade da mesma substância pronta para o consumo.

Diante disso, foi dada voz de prisão ao responsável pela residência, sendo este encaminhado juntamente com os objetos e animais ao pelotão de Polícia Militar para a confecção do boletim e ocorrência e após entregue à Polícia Civil para as providências pertinentes.