O coronavírus já foi registrado em 40 cidades da região, o que representa 95% dos municípios do Sudoeste. Somente Flor da Serra do Sul e Bom Sucesso do Sul não têm casos da doença, segundo levantamento elaborado pela Amsop (Associação dos Municípios do Sudoeste do Paraná). Nesta terça (21), completam-se quatro meses desde o registro do primeiro paciente da região infectado.

No Sudoeste, 1844 pessoas testaram positivo para Covid, mas 1256 já estão curadas, segundo os dados coletados ontem, domingo, pela Amsop. O boletim regional é feito semanalmente com base nas informações disponibilizadas pelas prefeituras e pela Sesa e visa acompanhar a evolução da doença e nortear ações em conjunto entre municípios da região. 31 óbitos já foram registrados e outros 767 casos estão em investigação.

Há, também, municípios em que todos os pacientes já estão curados e não se tem registro de novos casos, o que significa que não existem pacientes com o vírus ativos. É o caso de Manfrinópolis, Pinhal de São Bento, Salgado Filho, Saudade do Iguaçu, Sulina e Vitorino. Tem ainda cidade que registrou surto, mas sem óbitos – como em Coronel Domingos Soares, com 217 casos – e tem cidade que a taxa de letalidade é maior que a média nacional, como Clevelândia, com 135 casos e oito mortes. Em alguns municípios, a transmissão foi maior há algumas semanas e agora está sob controle, mas em outros houve aumento exponencial no número de casos nos últimos dias.

Da Assessoria/Amsop