Por volta das 12:50 deste sábado, dia 11, a Polícia Militar de Chopinzinho recebeu solicitação de um homem morador na Rua Rio Grande do Sul, Bairro Menino Deus, o qual informava que sua cachorra havia sido intoxicada por agrotóxico, e que após perceber que o animal não estava bem, ele levou até o veterinário para tratamento, e este confirmou o fato.

No local, a equipe policial constatou que a cachorra que tem quatro filhotes pequenos, mesmo medicada estava com tremedeiras e indisposta, e em conversação com o solicitante, ele relatou que não é a primeira vez que isso ocorre com ele, que já é o terceiro animal dele que acontece isso, sendo que os dois anteriores não resistiram e acabaram morrendo com sintomas de intoxicação, e que alguns vizinhos também já relataram que seus animais haviam sido mortos intoxicados com veneno, além de aparecer muitos cães mortos nas imediações da residência dele e dos vizinhos.

O homem disse aos policiais que suspeita de um vizinho que foi identificado pela equipe policial, e que deseja que a polícia judiciaria (investigativa), tome as providencias necessárias referente aos fatos, que já solicitou um laudo do veterinário identificando o tipo de agrotóxico que foi utilizado.

O solicitante foi orientado pela equipe policial que lavrou o Boletim de Ocorrência e repassou o caso para a Polícia Civil, que é competente para os demais procedimentos.

OBS: a Polícia Militar orienta mais uma vez que qualquer tipo de prática de maus tratos contra animais deverá ser denunciado, porque é crime, com previsão na Lei nº 9.605/1998 – Lei de Crimes Ambientais.

Orienta ainda os responsáveis por animais de estimação entre outros, especialmente cães, para que observem os cuidados básicos necessários, alimentação, fornecimento de água limpa, evitando deixar exposto ao frio, calor (sol), e chuva, principalmente nesta época do ano, bem como quanto ao abandono de animais. Se constatadas, estas práticas estão sujeitas a responsabilização penal, de acordo com a legislação já mencionada.