A secretária Municipal de Saúde de Foz do Jordão Pr, Graci Soares, emitiu Nota de Esclarecimento sobre a divulgação do segundo óbito por Covid-19 no Município.

Segundo a Nota, a paciente deu entrada na Unidade Básica de Saúde Joaquim Vieira da Silva, do Municipio, dia 30 de junho de 2020 e passou por avaliação médica e em seguida foi transferida para o Instituto Santa Clara em Candói – Pr, devido ao seu quadro clínico, onde ficou internada até o dia 02 de julho 2020 e transferida para o Hospital São Vicente de Paulo em Guarapuava – Pr.  A secretária relata que tiveram informações do hospital de ter realizado no mesmo dia um teste rápido para Covid-19 o qual se obteve um resultado reagente sendo realizada a notificação pelo hospital.

A Paciente

A paciente foi isolada em área específica para Covid-19, sendo realizada coleta de SWAB, (material para exame) para realização de PCR no dia 03 de julho de 2020.

No dia 06 a paciente entrou em óbito e segundo a Nota, a Saúde do Município foi orientada pelo hospital a realização do protocolo de Covid-19 para o funeral.

O Resultado

O resultado do exame PCR saiu dia 07 de julho, um dia após o óbito.

Esclarecimento

A secretária salienta que a partir da entrada dos pacientes ao Hospital de Referência para Covid-19, que na região é o Hospital São Vicente em Guarapuava, a responsabilidade e o acompanhamento do tratamento, exames e resultados não fica mais a cargo do Municipio, passando a ser mero receptor de informações.

Confira o boletim divulgado ontem (09/07), já contabilizando apenas um óbito por Covid-19 em Foz do Jordão.

(Fonte: Jornal Fatos)