A Procuradoria do Trabalho no Município de Pato Branco, recomendou ao Consórcio Construtor da PCH Foz do Estrela, que paralise as atividades no canteiro de obras referente à Pequena Central Hidrelétrica (PCH) Foz do Estrela, no município de Coronel Domingos Soares (PR), pelo período mínimo de sete dias. O município passou a ter casos confirmados de Covid-19 nos últimos dias em virtude de infecção por trabalhadores que prestam serviço no empreendimento. De acordo com a Vigilância em Saúde do Trabalhador do Município de Coronel Domingos Soares, em menos de uma semana já foram confirmados 34 casos de coronavirus no município, a maioria de funcionários da que prestam serviço na PCH.

O Ministério Público do Trabalho recomenda ainda que, durante o período de paralisação, sejam realizadas a higienização do local e a triagem e avaliação clínica individual de todos os empregados para identificar trabalhadores que possam ter tido contato com o novo coronavirus. Em caso de resultados positivos, os trabalhadores devem ser afastados, conforme determinações de autoridades sanitárias.

A procuradora do Trabalho em Pato Branco Luísa Carvalho Rodrigues, que assina a recomendação, considera que o empreendimento, pela estrutura fornecida no canteiro de obras, representa potencial foco de transmissão e disseminação do vírus, com consequente aumento do número de casos. O número de empregados é grande, os alojamentos contam com uma média, atualmente, de três trabalhadores por unidade/quarto, e muitos deles se deslocam entre estados do país.

Na recomendação, a procuradora do Trabalho destaca o fato de a estrutura do sistema de saúde do Município e da região ser deficiente. O Hospital Santa Pelizzari, referência para tratamento de casos graves da Covid-19 na região, fica no município de Palmas (a 32Km de Coronel Domingos Soares) e não é suficiente para socorrer quantidade de casos graves da doença.

Audiência judicial – Nesta sexta-feira (29), foi realizada, em ambiente virtual, uma audiência com representantes da empresa e do MPT-PR. O Consórcio se comprometeu a atender a recomendação expedida e a apresentar, ainda na data de hoje, documentos comprobatórios das medidas implementadas.

O Ministério Público do Trabalho, por sua vez, vai entrar em contato com a Secretaria de Saúde do Paraná para cientificá-los sobre a gravidade da situação e tentar melhorar a estrutura do sistema de saúde local.