Na última quarta-feira (1º) o Ministério da Saúde mudou a postura com relação às medidas de prevenção do novo coronavírus, orientando a população a utilizar máscaras ao sair de casa. Segundo o ministro da saúde, Luiz Henrique Mandetta, o uso da proteção é reforçada principalmente por causa dos assintomáticos da doença. Com a pandemia do coronavírus, por que algumas pessoas infectadas simplesmente não desenvolvem os sintomas da doença?

LEIA TAMBÉM – Covid-19 atinge mais pessoas entre 30 e 39 anos no Paraná

Para o docente Emanuel Maltempi de Souza, do Departamento de Bioquímica e Biologia Molecular da Universidade Federal do Paraná (UFPR), o não desenvolvimento de sintomas por algumas pessoas infectadas pelo coronavírus é uma pergunta ainda sem respostas. “Nós somos diferentes uns dos outros. A nível de genoma, são diferenças grandes, mas tem milhões de diferenças que são muito pequenininhas em nosso código genético, são elas que fazem com que a gente se comporte diferente com a infecção do vírus”, explica Souza. 

Segundo o especialista, uma pequena mudança na expressão do gene de uma pessoa é suficiente para fazer com que uma ela seja mais suscetível a doença, enquanto outras pessoas não. “O que a gente pode dizer é que quase todos os pacientes que foram a óbito, tinham alguma comorbidade”, comenta.

O perigo dos assintomáticos

Se existe a possibilidade de pessoas infectadas não apresentem sintomas da doença, há também a chance dessas pessoas de transmitir a doença. Mas qual a potencialidade dos assintomáticos de disseminar o coronavírus? Segundo o biólogo molecular, ainda existe muito pouco estudo a respeito do assunto. Porém, uma pesquisa feita na China tomou dados de pessoas infectadas. “Nesse estudo, 86% das pessoas que tinham coronavírus eram assintomáticos ou com sintomas leves”, comenta Souza.

Tomando com base o estudo da China, o especialista afirma que, hipoteticamente, a cada cinco pessoas que testaram positivo para a doença, quatro delas receberam a carga viral de uma pessoa assintomática.

 

 

Fonte: Tribuna