O Ministério das Relações Exteriores do Irã garantiu nesta terça-feira que "responderá adequada e decisivamente" a qualquer "medida mal-intencionada e não construtiva" dos três países europeus que assinaram o acordo nuclear de 2015.

França, Alemanha e Reino Unido abriram a porta nesta terça-feira para abandonar o pacto nuclear iraniano depois de recorrerem ao mecanismo de solução de diferenças devido ao "não cumprimento" dos compromissos por parte do Irã.

De acordo com o ministério, o Irã está "totalmente preparado para enfrentar qualquer tipo de esforço construtivo para manter este importante acordo internacional".

A declaração oficial enfatizou que a ação dos três países europeus é "completamente passiva e fraca", já que o mecanismo de solução de diferenças foi ativado há mais de um ano pelo Irã.

O governo iraniano alertou que esses países deveriam "estar preparados para aceitar suas consequências" caso, "em vez de tentarem cumprir suas obrigações, continuem no caminho da submissão aos EUA ou queiram tirar proveito do processo de solução de diferenças".

O ministro das Relações Exteriores iraniano, Mohammad Javad Zarif, pediu pelo Twitter para que o chamado E3 (França, Reino Unido e Alemanha) "reúna a coragem para cumprir as próprias obrigações".

"Durante 20 meses, o E3 - seguindo a política de apaziguamento do Reino Unido - curvou-se perante o discurso americano. Isso não levou a lugar nenhum e nunca levará a lugar nenhum. O E3 pode salvar o acordo, mas não apaziguando o acossador e pressionando a parte que o cumpre", argumentou.

Fonte: Agência EFE