Aconteceu na manhã desta sexta-feira, 20, no gabinete do Prefeito Ademir Fagundes (Gaúcho) em Rio Bonito do Iguaçu, uma importante reunião entre todo o secretariado municipal e os técnicos do IBGE, onde se tratou sobre o planejamento para Censo 2020, que irá ocorrer entre os meses de agosto a outubro do próximo ano.

Também participaram da reunião o sargento Virmond, do destacamento local da Policia Militar e Fernanda Rosa, presidente da Associação Comercial e Empresarial (ACERBI).

Rio Bonito do Iguaçu tem uma extensa área de aproximadamente 746 km quadrados e aproximadamente 13, 2 mil habitantes. Nos últimos 5 anos, aconteceram as ocupações de famílias em novos acampamentos nas terras da Araupel – acampamento Herdeiros da Terra, Guajuvira, Eucaliptos e demais localidades – aumentando consideravelmente a população do município.

A exemplo da importância de um novo levantamento populacional – que ocorre a cada 10 anos - por enquanto não há estimativas oficiais para que se reveja o valor repassado à Rio Bonito pelo Fundo de Participação dos Municípios (FPM). E também se possa garantir a chegada de diversos recursos em áreas através de programas na saúde, educação, transporte, assistência social, fomentação para geração de renda e emprego – e outros para atender a população como um todo.

O coordenador do Censo Demográfico 2020 na região, Adison Tulio explica melhor a respeito do levantamento que será feito no setor de Rio Bonito do Iguaçu – onde funcionará um posto de coleta de dados. Este trabalho irá abranger também o município vizinho de Porto Barreiro.

Adison Tulio também comenta sobre a realização do processo seletivo para os recenseadores que deverão coletar os dados na região para o IBGE. Os requisitos para inscrição e as datas para realização das provas serão divulgadas em breve.

Assessoria Comunicação RBI