Com dois golaços do uruguaio Maxi Rodríguez, o Grêmio venceu o Flamengo por 2 a 1 na Arena e retomou a vice-liderança do Brasileirão. O meia uruguaio marcou para o time de Renato aos 15 min e 42 min do segundo tempo. O lateral João Paulo descontou para o time carioca.

Primeiro tempo

Contra um Flamengo que só pensa na final da Copa do Brasil e tinha somente o goleiro Paulo Victor de titular, o Grêmio iniciou pressionando, como era de se esperar. Mas o fazia de forma atrapalhada. Nos primeiros dez minutos, foram ao menos quatro chances da equipe de Renato. No entanto, todas longe do gol, e originadas pelo lado direito. Foi dos pés de Pará que surgiu a principal delas, aos oito minutos: o lateral cruzou na área, Kleber tentou a finalização e foi desarmado por Val. No rebote, Barcos deu um chutão para cima, o Gladiador cabeceou com perigo e Frauches salvou em cima da linha, antes de o árbitro marcar falta de ataque.

O Flamengo apostava nos contragolpes, e, aos 13, Nixon levou perigo. O atacante flamenguista invadiu a área livre, tentou driblar Dida, e quando viu que não venceria o goleiro, foi ao chão. Heber Roberto Lopes nada apitou.

Quando resolveu utilizar o lado esquerdo de ataque, o Grêmio criou chance perigosa. Após tabela entre Barcos e Alex Telles, o lateral-esquerdo invadiu a área, e foi desarmado. No rebote, Ramiro concluiu rasteiro, perto da trave esquerda. Aos 36, Pará cobrou escanteio, Kleber concluiu da entrada da área e Barcos escorou o chute, salvo por João Paulo em cima da linha. Antes do intervalo, o Grêmio reclamou de pênalti em Kleber, derrubado dentro da área.

Mas Heber Roberto nada marcou. Quando o árbitro encerrou a primeira etapa, as vaias da torcida tomaram conta da Arena.

Segundo tempo

Mais forte que as vaias na Arena, só o desejo da torcida pela entrada de Maxi Rodríguez no time de Renato. Afinal, o Grêmio padeceu na primeira etapa por falta de um articulador talentoso como o uruguaio. Aos 10 minutos, enquanto Barcos perdia uma bola na intermediária e era acossado por mais vaias da torcida, o técnico gremista resolveu dar alegria aos torcedores. Sacou o paraguaio Riveros e mandou o uruguaio a campo.

Apenas cinco minutos em campo e Maxi tratou de abrir o placar. O uruguaio passou por João Paulo e Nixon e mandou um lindo chute de pé esquerdo, no canto de Paulo Victor. Em seguida, Pará quase ampliou. O lateral direito avançou pela direita e mandou um chute perigoso, rente ao poste do goleiro do Flamengo.

Mas o time carioca queria aprontar na Arena. Aos 22 minutos, Luiz Antônio, que recém tinha entrado, mandou chute perigoso para a defesa de Dida. Depois, aos 40 minutos, o time carioca calou a Arena. O lateral João Paulo dominou na entrada da área e arriscou um chute forte, que bateu em um flamenguista e morreu mansamente no canto de Dida. Tudo empatado.

No entanto, a noite era de Maxi. O uruguaio, na jogada seguinte, avançou pela intermediária e mandou um lindo chute no canto de Paulo Victor. Maxi Rodríguez, o nome da noite na Arena. Provando para Renato, que está cada vez mais pronto.