Policiais civis do DENARC de Pato Branco desencadearam, entre os dias 15 e 18 de novembro, uma operação de repressão ao tráfico de drogas no sudoeste do Estado que resultou na prisão de seis pessoas pelo cometimento dos crimes de tráfico de drogas, associação ao tráfico e corrupção de menores.

No dia 15 foram presas três pessoas, dentre elas o líder dessa quadrilha, Gilmar Friderich, 36 anos, enquanto desfrutava dos lucros obtidos com o tráfico de drogas em um alagado na cidade de Cruzeiro do Iguaçu. Na ocasião também foram presas sua enteada, Fernanda Demétrio, 18, e sua esposa, Roseli Demétrio. Os três foram presos por tráfico de drogas e associação ao tráfico.

Já na data de 16 de novembro foi preso Elias Tartari, 18, na cidade de Dois Vizinhos, e em Francisco Beltrão, na segunda-feira, 18, foram presos Luciano Duarte Cidade, 29 anos, acusados de tráfico de drogas e associação ao tráfico e Ailson Duarte, 29, acusado pelos mesmos crimes dos outros presos, além de corrupção de menores, pois ordenava que crianças vendessem drogas em seu lugar.

O esquema criminoso de Friderich

Gilmar e sua esposa Roseli comandavam um esquema de tráfico de drogas que supria a cidade de Francisco Beltrão e outras do sudoeste com uma média de dez quilos de crack e cocaína por mês.

Um de seus carregamentos de Friderich foi interceptado pelo DENARC Pato Branco em 16 de outubro, na cidade de Salto do Lontra, quando o casal José Ricardo Macedo Lima, 32, e Jéssica Biachi Rosa, 18, forma presos transportando, aproximadamente, 8,5 quilos de crack e um quilo de cocaína escondidos no interior das caixas de som do veículo conduzido por Lima.

Toda essa droga, negociada por Friderich e sua família com um paraguaio em Ciudad del Este – Paraguai, seria fracionada e repassada aos membros de sua quadrilha para serem revendidas. O DENARC estima que o lucro obtido pela quadrilha ultrapasse mais de cem mil reais por mês com a venda dos entorpecentes.

Investigações revelam vida de luxo

Durante de mais um mês de investigações foi possível identificar que Gilmar e Roseli faziam investimentos para “esquentar” o lucro obtido com o tráfico de drogas.

Segundo Leonardo Guimarães, delegado de polícia titular do DENARC Pato Branco e responsável pelas investigações, a aquisição de carros de luxo, barco a motor, jet ski, motocicletas e terrenos em Francisco Beltrão e Dois Vizinhos foram descobertos durante as atividades investigativas.

Com isso, foram produzidas provas suficientes para subsidiar o Ministério Público a dar parecer favorável ao pedido de sequestro de bens de Friderich feito pelo DENARC, o que foi deferido pelo Poder Judiciário. Até o momento foram sequestrados dele três carros de luxo: um Honda Civic, um Peugeot 308 e um GM Vectra Expression. Dinheiro, cheques, extratos de contas bancárias e outros documentos também foram apreendidos como prova das atividades criminosas.

Guimarães informa que também foram expedidos mandados de busca e prisão de todos os investigados. No caso particular de Friderich e sua família, estes foram presos enquanto se divertiam em um alagado: “chegamos ao local para cumprir os mandados de prisão e observamos que Gilmar e Fernanda andavam de jet ski no lago, enquanto Roseli descansava em uma casa que haviam alugado para passar um mês naquela localidade”, afirma o delegado.

 

Agora, segundo o delegado, o inquérito policial será finalizado e remetido ao MP e ao Judiciário de Francisco Beltrão para instauração da ação penal.