Há vários complicadores, o processo não será fácil, mas o Grêmio ainda não abriu mão de contar com o futebol de Vargas em 2014. Valorizado pelas atuações com a seleção do Chile e com contrato até o final do ano, o atacante ainda não definiu o seu destino para a próxima temporada. O certo é que o clube gaúcho lutará para que o jogador siga na Arena.

Como Vargas é um jogador caro, o Grêmio terá de avaliar a situação financeira do clube antes de avançar na negociação. Ao mesmo tempo, também espera pela definição da vaga na Libertadores. É o que garante o diretor executivo de futebol Rui Costa, em entrevista para a Rádio Bandeirantes.

- Vamos tentar a permanência do jogador dentro do equilíbrio financeiro do Grêmio – afirma.

Segundo Rui, o Grêmio iniciou conversas com representantes ligados ao jogador e ao Napoli para tentar estender o vínculo do atleta. Mas há um complicador no negócio: o clube italiano tenta recuperar o investimento de 13,6 milhões de euros feito no atleta, em 2011.

- O Napoli sabe o investimento que fez e quer recuperá-lo. Ao mesmo tempo, é difícil o retorno do Vargas para o Napoli – comenta.

Por outro lado, o Tricolor conta com dois trunfos nessa negociação. Em primeiro lugar, o fato de ganhar ainda maior valorização com a disputa do Chile na Copa do Mundo do Brasil. E, em segundo, o fato de a principal janela de transferências europeia ser no meio do ano, e não em janeiro.

Inquietação

Mas há uma ‘inquietação’ no Grêmio em relação ao atacante Vargas. Enquanto o jogador é um dos expoentes na seleção do Chile, não consegue repetir o sucesso pela equipe do Grêmio. Ao mesmo tempo, as boas atuações pela equipe nacional geram valorização ao futebol do atleta – o que dificulta a renovação do atleta com o Tricolor gaúcho.

- É assunto que me inquieta. Trabalhamos muito para vir para o Grêmio. Hoje mesmo, estava vendo jogo do Chile contra a seleção inglesa. O Chile deu um show, com partida primorosa do Vargas. Cada vez, ele se valoriza mais. Ao mesmo tempo que isso nos orgulha, causa um problema. Não podemos dizer que a renovação está próxima. Pelo contrário, é tarefa muito difícil – esclarece o dirigente.

O Grêmio ainda conta com dois fatores que podem induzir a saída do chileno. Com a ascensão de Maxi Rodríguez, autor de dois gols contra o Flamengo no final de semana, o grupo teria de abrir mão de um dos estrangeiros para o uruguaio vir a ser titular – Riveros e Barcos são as demais opções. Outro problema é a situação financeira do clube e a falta de caixa para investir.

Em uma avaliação, Rui Costa admite que Vargas rendeu abaixo do esperado na temporada. Ao mesmo tempo, aposta que o chileno renderia mais em 2014 a partir de uma pré-temporada com o restante do elenco.

Na noite desta terça-feira, Vargas enfrentará o Brasil, em amistoso pelo Chile. O atacante é um dos principais jogadores da seleção. Já no Grêmio, está longe de ser protagonista.