Cabisbaixo, com os cabelos raspados e algemado nos pés e nas mãos. Foi assim que o ex-prefeito de Realeza e ex-assessor especial da Casa Civil da Presidência da República, Eduardo Gaievski (PT), chegou ao Fórum da Comarca de Realeza – pontualmente às 13 horas – desta quinta-feira, dia 21, para a primeira audiência do processo criminal que contém denúncia pelo suposto cometimento de 38 crimes sexuais, dentre os quais 17 praticados com meninas menores de 14 anos.

Além de Gaievski, mais 30 testemunhas serão ouvidas ainda hoje. A cidade de Realeza montou o maior aparato de segurança de sua história para receber aquele foi seu mandatário por oito anos (2005 a 2012). Uma equipe da Rotam fez a escolta da Van que saiu por volta do meio dia da Penitenciária Estadual de Francisco Beltrão – onde está detido desde o dia 24 de outubro. É a primeira vez que ele retorna para sua cidade desde o dia 31 de agosto, quando foi preso em Foz do Iguaçu. 

Todas as ruas do entorno do Fórum foram fechadas pela Polícia Militar e o acesso ao prédio do tribunal do júri, onde ocorrem as audiências, ficou restrito a funcionários, testemunhas e advogados. A PM deslocou cerca de 20 policiais, fortemente armados, para fazer a segurança do local. Havia rumores na cidade de que haveria manifestações, que não se comprovaram em virtude da forte chuva que caía no momento. 

 

Consta no processo que Gaievski foi denunciado pela prática, supostamente, dos crimes de estupro de vulnerável (crianças menores 14 anos), estupro qualificado, assédio sexual, assédio sexual qualificado e delito de responsabilidade por ter usado um carro da prefeitura. A imprensa – TV Guará, TV Sudoeste, TV Beltrão, RPC TV, Rádio Clube de Realeza, Rádio Onda Sul, Jornal Liberal e Jornal de Beltrão – não teve acesso ao local das audiências. As imagens de Gaievski foram realizadas pelo lado de fora do prédio do Fórum.