O Departamento da Policia Civil do Paraná deflagrou na madrugada desta sexta-feira, 13/12/13, na região sudoeste do Paraná, a operação “TRILHA”, com o objetivo de dar cumprimento a dezenove mandados de busca e apreensão e sete mandados de prisão.

 A operação da 5ª subdivisão policial do interior – cujas investigações foram encabeçadas pela Delegacia de Polícia Civil de Coronel vivida, desmantelou uma quadrilha suspeita de uma série de crimes de homicídio, até então sem indicação de autoria, ocorridos nos últimos anos, principalmente nos municípios abrangidos pelas comarcas de Chopinzinho, São João e Coronel Vivida.

Segundo apurado pelas investigações, a quadrilha tinha por objetivo o cometimento de assassinatos sob encomenda – o chamado homicídio mercenário, no qual a vítima é morta a mando de outrem mediante paga ou promessa de recompensa.

As investigações revelaram, ainda, o envolvimento de policiais militares e de um policial civil no esquema e que também foram presos.

Os policiais presos na operação agiam, ora encobertando os crimes ou mesmo prestando auxílio aos executores dos homicídios, ora encomendando as mortes.

 A operação foi batizada de “TRILHA” em razão da dificuldade que os policiais civis tiveram em desvendar os assassinatos, sendo seguida cada pista encontrada, as quais, em conjunto, traçaram a trilha que os levou até os autores desses homicídios.

A ação policial, que percorreu vários municípios nos estados do Paraná e inclusive Santa Catarina, contou com o apoio de diversas unidades da Polícia Civil – Setores de Investigação das Delegacias de Coronel Vivida e Pato Branco, Divisão Policial do Interior; Agência de Inteligência da Polícia Civil; COPE; T.I.G.R.E.; DENARC de Cascavel, Foz do Iguaçu, Maringá e Londrina; Subdivisões de Foz do Iguaçu, Guarapuava e Cascavel; além das corregedorias da Polícia Civil e da Polícia Militar e de policiais civis de Santa Catarina.

Ao todo, cerca de cem policiais civis participaram da operação – a qual visa trazer uma resposta à população dos municípios do sudoeste que contavam com alto índice de homicídios, muitos deles causados pela ação da quadrilha desarticulada na data de hoje pela POLÍCIA CIVIL DO PARANÁ.

 Durante a operação foram presas 10 pessoas e apreendidas 5 armas de fogo, além de munições.  (fotos: RPC)