A Polícia Militar do Paraná (PMPR) lançou no inicio desta semana, no Quartel do Comando Geral, no bairro Rebouças, em Curitiba (PR), a “Operação Natal”, a qual tem como objetivo reforçar o policiamento em todo o estado devido a chegada dos festejos natalinos e do pagamento do 13º salário. As ações visam prevenir e coibir a prática de crimes nesse período, e para isso o efetivo é incrementado com policiais militares que atuam no setor administrativo e, inclusive, escalas de folga e férias são remanejadas.

No Paraná, no último mês do ano, há um aumento de cerca de 0,2% no índice de furtos e de cerca de 11% no de roubos por conta da maior circulação de pessoas nas ruas e estabelecimentos comerciais, com mais dinheiro no bolso, por conta do recebimento do 13º salário. Nesta época também aumenta a incidência do crime chamado de “saidinha de banco”, os arrombamentos à residência, principalmente nos dias festivos, e as vítimas potenciais são as mulheres e os idosos.

 

OPERAÇÃO NATAL – A operação, que será lançada oficialmente no mesmo dia em todo o Paraná, seguirá com o policiamento intensificado enquanto for necessário, tanto na capital quanto na Região Metropolitana e no interior do estado. Os batalhões vão adequar os dias, horário e locais das atividades conforme a necessidade da sua região. “Trata-se de uma malha de recobrimento aos batalhões de área, é um reforço”, explica o Subcomandante Geral da PM, coronel Péricles de Matos.