O empresário Eloi Biezus, dono da Helisul (empresa de transporte aéreo), está trazendo para sua fazenda, na comunidade de Barra Grande, interior de Itapejara d´Oeste, um avião Boeing, que será restaurado e ficará exposto para visitação. O avião da Vasp, que era transportado pela BR-376, foi retido pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) durante o feriado de réveillon, antes de passar pelo pedágio de Tibagi, na região dos Campos Gerais, porque ultrapassou os limites de tamanho de carga estabelecidos por lei.

Segundo o portal A Rede, a concessionária que administra a rodovia, CCR RodoNorte, adiantou que o caminhão estará autorizado a seguir viagem somente na próxima segunda-feira, dia 6. A carcaça está sendo transportada num caminhão e as asas em outro. As turbinas já estão em Itapejara.

De acordo com informações da PRF e da concessionária que administra a rodovia, o veículo que fazia o transporte do avião foi parado porque não possuía autorização especial para transitar pela estrada. O documento é necessário quando a carga transportada excede os limites estabelecidos pela legislação, como comprimento, altura ou peso. O caminhão está parado num posto de combustível na BR-376 até que a autorização especial seja emitida.

A transportadora que levava o avião já solicitou, no Departamento de Estradas de Rodagem (DER) do Paraná, a autorização para seguir viagem com o Boeing. Somente o avião tem cerca de 30 metros de comprimento que, somados à carreta, excedem os 30 metros permitidos.

Além disso, a carga tem 4,2 metros de largura, quando são autorizados circular veículos com até 3,6 metros. O avião saiu do interior de São Paulo e a previsão é que até o dia 10 de janeiro esteja na fazenda da Barra Grande.

Gelson Biezus contou que o seu primo Elói tem vários veículos antigos que foram restaurados, a maioria deles aposentados pelo Exército, como tanques, caminhões e jipes. Uma das peças mais curiosas é um avião utilizado na Segunda Guerra Mundial.

Uma equipe de técnicos da própria Helisul deve se deslocar da capital para reformar o Boeing. O objetivo é deixá-lo em pleno funcionamento. Os aviões Boeings 737-200 operaram pela Vasp de 1969 a 2005. Funcionam com duas turbinas marcas Pratt e Whitney e têm 49,4 toneladas de peso.

A capacidade de transporte é de 15 toneladas com lotação máxima de 118 passageiros em uma classe só.(foto: A Rede)