A turista de Ribeirão Pires (SP), Rosangela Biavati, de 36 anos, morreu após ter sido atingida por um raio na tarde da última segunda-feira, na Praia da Enseada, em Guarujá. A vítima recebeu a descarga elétrica poucos segundos depois de ter entrado no mar.

Rosangela era irmã o radialista Jotha Biavatti, o qual já trabalhou em Chopinzinho, Coronel Vivida e Mangueirinha. Ela morava em Ribeirão Pires, interior de São Paulo.

Antes do acidente fatal, a vendedora tinha acabado de descer de uma caminhonete branca parada na areia da praia e, junto com um grupo de pessoas, ignorou os avisos de que uma tempestade se aproximava. Momentos antes, ela tinha aberto a porta do carro, deixado algum objeto dentro, e ido ao encontro do que viria a ser sua morte.

Ao ser atingida pelo raio, ela foi automaticamente resgatada pelo grupo, que teve o reforço de outras pessoas que estavam na praia. Durante aproximadamente dois minutos eles tentaram fazer massagem cardíaca, mas sem sucesso.

Colocaram-na então no veículo e a levaram para o Posto 11, do Corpo de Bombeiros, que fica 50 metros distante do local da ocorrência, que foi no canto do Tortuga.

Os guarda-vidas, que estavam abrigados naquele momento atendendo a um alerta do Grupamento de Bombeiros Marítimos (GBMar), viram o carro se aproximando e ajudaram na tentativa de reanimação. Uma viatura foi chamada e a mulher imediatamente foi encaminhada à UPA Enseada, a unidade mais próxima de pronto-atendimento.

“No pronto-socorro ela chegou a recobrar o pulso, mas veio a óbito em seguida”, disse o capitão Ricardo Pelliccioni, do GBMar.

A vítima, de 36 anos, nasceu na cidade de Dois Vizinhos, e vivia em Ribeirão Pires, na Grande São Paulo, com o marido e o filho de 11 anos. A família tinha chegado à praia às 12h e, por volta das 15h, o tempo fechou rapidamente. Segundo o marido de Rosângela, ela havia ido chamar o filho e os sobrinhos, que estavam tomando banho de mar, para ir embora. Quando ela pisou no espelho d`água, porém, foi atingida pelo raio. “O tempo começou a fechar e a gente resolveu ir embora. Eu fui guardar as malas no carro, e as crianças ficaram na praia. Ela foi tirar as crianças da água e recebeu a descarga. Eu recebi um choque leve e ela ficou caída”, afirma Leandro Lopes Santos.