Um jogador de frente com habilidade e velocidade é o sonho de consumo da torcida gremista. Pedro Lucas Obermuller pode ser esse nome. Mas não agora. Hoje, ele tem apenas 12 anos e, a partir de março, dará os primeiros passos na base do Tricolor. Mesmo jovem, chama a atenção exatamente pelo seu passado. Curto, porém vistoso. Aos nove, fez testes no Real Madrid sob a tutela de Ronaldo Fenômeno.

É assim, com o adjetivo de "fenômeno", que Pedro Lucas ganhou fama na pequena Baixo Guandu, cidade no interior do Espírito Santo. Isso depois de o pai Francisco atender os apelos de amigos e filmar as peripécias do filho em campo. Deu certo. Virou hit na web. O moicano lembra Neymar, embora seja canhoto, ao contrário do avante do Barcelona, clube que também já o andou observando. Ronaldo Nazário gostou tanto dos vídeos que o conheceu pessoalmente e o fez ir até Madri. Realizou testes por uma semana, mas, com nove anos, era muito jovem para assinar contrato e fincar pés na Espanha.

O Grêmio entrou na vida de Pedro Lucas novamente graças ao pai. Desta vez, ao contrário de novas filmagens, procurou obter informações sobre empresários brasileiros dispostos a apostar no jovem. E encontrou o nome de Jorge Machado. Há mais de 20 anos no mercado, Machado foi contatado e aceitou a empreitada. Embora a vontade inicial da família fosse por um clube de São Paulo, o agente preferia cuidar da carreira da promessa onde mora atualmente, em Porto Alegre. E o Grêmio acabou caindo no gosto do garoto até porque já abriga um amigo seu.

- Ele é tido como um fenômeno. Ele está apaixonado. Veio em dezembro, viu as instalações, a estrutura e já queria ficar - conta Machado, ao GloboEsporte.com, lembrando seu bom histórico com garotos como fora com Rafael Sobis e Michel Bastos.

O empresário vai bancar as despesas com a família, que também virá a Porto Alegre. Isso até os 16 anos, quando o Grêmio poderá firmar o primeiro contrato com o atleta. Pedro Lucas já começa a sua passagem pela cidade no dia 18 de fevereiro, para o começo das aulas. Estudará no Colégio Paraná, no bairro Cristal, local em que o Grêmio costuma colocar seus jovens valores.

O ex jogador Ademir da Guia também fez muitos elogios a Pedro Lucas. Estrutura e bons padrinhos não lhe faltam. Agora, como toda criança, só precisa de tempo para crescer e dar os frutos. Ao Grêmio, resta paciência. Uma nova joia pode estar nascendo.