A derrota por 2 a 1 para o São Paulo-RG no estádio Aldo Dapuzzo, o Grêmio não apresentou bom futebol, recuou na segunda etapa e acabaou sendo batido pelo adversário. Porém, o gramado com péssimas condições também prejudicou o futebol os comandados de Enderson Moreira.

O treinador gremista falou que não poupou os jogadores pois eles são profissionais, criticou o calendário do Gauchão — na próxima semana o Grêmio joga quarta, sexta e domingo —, e criticou o campo de jogo, afirmando que os atletas merecem um piso com boas condições.

— Os jogadores são profissionais. Eu valorizo essa competição, gostaria que todos vocês (jornalistas) e todos os demais valorizassem também. Os jogadores merecem um bom piso, mas o gramado estava muito irregular e isso é sempre muito chato, pois gostamos de ter boas condições de jogo.

No entanto, reconhecendo esses dois fatores contribuintes para a derrota do time gremista, Enderson afirmou que a derrota não é desesperadora, pois não está tudo errado.

Não quero de maneira nenhuma tirar os méritos do São Paulo — disse, continuando. — Não podemos perder um jogo e achar que está tudo errado. Nem quando ganharmos, pensar que não temos nada para ajustar. Da mesma foram que sabemos ganhar, temos que saber perder, nossa equipe veio para jogar futebol, para vencer, mas infelizemente não aconteceu. Vamos tarabalhar para quarta-feira.

Destaque nas últimas partidas do Grêmio, o jovem Luan teve uma atuação discreta diante do São Paulo-RG. Porém, Enderson tratou de dizer que não foi apenas o garoto que esteve abaixo do esperado, mas toda a equipe.

 

— De maneira alguma, não é só o Luan que teve uma atuação abaixo. O time todo teve uma atuação que não estamos acostumados, a equipe deles se adaptou mais rapidamente as condições do gramado, mas a maneira que estava era impraticável.