No mês em que se comemorou o Dia Mundial da Água (22 de março), municípios da região sudoeste mostram que estão preocupados também com a preservação deste componente, que é fundamental para qualidade da vida na Terra.

Em Sulina, por exemplo, a prefeitura lançou na terça-feira (26), em parceria com a empresa Tractebel Energia, o projeto “Sulina Água Limpa”, que vai fazer a limpeza e a recuperação de 200 fontes de água no interior do município.

Na terça-feira, durante apresentação do projeto, já foi feita a limpeza da primeira fonte, na comunidade de Linha Arerião, na residência do agricultor Teno Seidler. Além das autoridades envolvidas na iniciativa, também participaram alguns alunos da Casa Familiar Rural e do ensino fundamental do município.

Segundo o prefeito Almir Maciel Costa, esse projeto vai ser realizado em todas as 11 comunidades rurais do município, onde deverão ser beneficiados mais de 200 produtores rurais. Ele também comentou que a cada limpeza de fonte, um grupo de alunos irá acompanhar a equipe da prefeitura, durante o trabalho na casa do produtor rural, para que eles possam aprender a importância do cuidado com a natureza.

O prefeito comentou que além de garantir que o produtor rural tenha uma água de melhor qualidade e durabilidade na sua propriedade. Essa iniciativa vai trazer uma qualidade de vida melhor para eles, além conscientizá-los sobre a necessidade de manter as fontes limpas e preservadas.

Para a limpeza das fontes, serão investidos cerca de R$ 126 mil, sendo 80% dos recursos repassados pela empresa Tractebel Energia. Além disso, estão apoiando o projeto, a Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente, o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), a Casa Familiar Rural, a Associação de Pescadores Amadores (Apas) e a Emater.

Os agricultores que tiverem interesse em ter suas fontes recuperadas, podem entrar em contato com a Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente e fazer o cadastro. A limpeza das fontes é gratuita, o único custo que o agricultor tem é com a sua própria mão de obra, para ajudar a equipe da prefeitura a fazer a limpeza.