O Departamento Municipal de Saúde, através de sua equipe de Vigilância Sanitária registrou um caso de suspeita de DENGUE em Coronel Vivida, esta semana.

Uma senhora, 46 anos de idade, moradora em Maringá, no norte do estado, e que estava visitando parentes, em Coronel Vivida, foi diagnosticada com a doença.

Segundo informou Miguel Carli, da Vigilância Sanitária municipal, foi a própria paciente quem suspeitou que pudesse estar com DENGUE: ela contou que seu pai e sua mãe, moradores em Maringá, estavam com DENGUE; então, quando sentiu os primeiros sintomas da doença, já em Coronel Vivida procurou a UPA – Unidade de Pronto Atendimento, onde foram tomados todos os procedimentos exigidos quando um caso desses.

Ainda conforme Miguel Carli, a mulher foi medicada e orientada sobre os procedimentos a serem seguidos para evitar a proliferação, já que o município tem o mosquito Aedes Aegypti, o mosquito transmissor da DENGUE.

O Caso foi tratado como apenas como SUSPEITA DE DENGUE, porque a partir do surgimento dos sintomas, há um período de cinco dias até que seja feita a coleta de sangue do paciente para fazer-se o exame que comprovará ou não a doença. Como a paciente está viajando nesta quinta-feira (24/4) de retorno a Maringá, a coleta de material não aconteceu.

 

 

 

 

 

Fonte: Vigilância Sanitária