A Polícia Militar divulgou na tarde desta terça-feira (13) os resultados da Operação “Gralha Azul” deflagrada na manhã de ontem. O objetivo da ação era combater crimes ambientais nas regiões Oeste e Sudoeste do Paraná.

Ao todo foram cumpridos 25 mandados de busca e apreensão, em residências e madeireiras nas cidades de Quedas do Iguaçu, Rio Bonito do Iguaçu e Espigão Alto do Iguaçu.

Três armas de fogo foram apreendidas e munições de diversos calibres. Os responsáveis pelas armas foram detidos em flagrante e vão responder por posse ilegal.

Na ação, foram lavrados também três termos circunstanciados por crimes ambientais. Uma serraria da cidade de Quedas do Iguaçu funcionava sem o licenciamento ambiental. O proprietário foi notificado.

Em outra serraria da cidade os policiais encontraram 50 m³ de toras de Pinheiro do Paraná. O proprietário foi autuado e responderá por crime ambiental. O crime também prevê multa. As toras foram apreendidas.

Já em Rio Bonito do Iguaçu quatro empresas foram fiscalizadas. Todas estavam lançando resíduos, sem tratamento, no meio ambiente. Os proprietários também foram notificados.

A operação contou com 116 policiais militares e 39 viaturas. O efetivo é do 4º e 5º Comando Regional da Polícia Militar.

Integraram os trabalhos ainda, equipes da Polícia Ambiental, Batalhão de Fronteira, Polícia Militar Rodoviária, 6º BPM e 16º BPM.