Na tarde da quinta-feira (15), a recém-nascida encontrada dentro de uma sacola de lixo em Marmeleiro recebeu seu primeiro documento de identificação. Muito embora seja um registro civil temporário, a menina, que acredita-se ter nascido há pouco mais de duas horas do momento em que foi encontrada por duas jovens no prolongamento da avenida Macali, está sendo chamada de Talita Vitória.

Conforme o conselheiro tutelar de Marmeleiro, Valdir Pereira de Lima, a menina saiu do hospital na terça-feira (13) e está acolhida na Casa Lar, sobre os cuidados da Justiça. “Ela está bem de saúde, tanto que ficou pouco tempo no hospital”.

Lima destacou ainda que o trabalho do conselho vem sendo de suporte, uma vez que Talita Vitória passa a integrar uma rede de proteção ao menor, no qual atuam órgãos como Justiça, CRAS e Secretaria de Saúde.

Mobilização

O conselheiro destaca também que “desde que a bebê foi encontrada, estamos recebendo diversas manifestações de adoção”, afirmou Lima relatando que entre os casos de procura por Talita não se restringem a Marmeleiro e região Sudoeste, mas também a outros estados.

Contudo, Lima enfatiza que a bebê não foi encaminhada ainda para adoção, uma vez que uma série de procedimentos legais devem ser cumpridos. “É importante que fique claro que, para que a adoção de uma criança, é necessário cumprir uma série de requisitos determinados pela Justiça, respeitando a listagem de pretendentes que existe”.

Investigação

Lima disse ainda que as polícias Civil e Militar estão trabalhando para tentar descobrir quem foi o responsável pelo abandono dessa recém-nascida.

Ele também pediu o apoio da comunidade caso tenham alguma informação. “Estamos unindo forças no sentido de encontrar a mãe, mas até o momento não tivemos resultado. Pedimos o apoio da comunidade não apenas de Marmeleiro, mas da região. Se alguém souber de algo que possa levar a elucidação do caso que denuncie na delegacia de sua cidade, ou até mesmo no conselho tutelar”.

O delegado que vem acompanhando o caso, Valderes Scalco afirmou na tarde de ontem que, “as investigações estão em andamento, porém, até o momento não temos nada de concreto”.