No 1º Encontro de Líderes da Polícia Civil realizado em Curitiba-PR, no dia 27.05.2014, foram divulgados resultados de avaliações quanto à qualidade no trabalho policial nas vinte subdivisões do interior do Estado, realizadas pela Divisão Policial do Interior. O encontro contou com a participação dos delegados chefes das subdivisionais e cinqüenta policiais da base.

De acordo com dados divulgados a 5ª Subdivisão Policial de Pato Branco obteve a nota máxima (10), a qual foi atingida por apenas quatro subdivisões (Laranjeiras do Sul, União de Vitória, Pato Branco e Telêmaco Borba). 

O delegado-titular da DPI, Rogério Antonio Lopes, afirmou que a busca pela qualidade no trabalho policial vem sendo feita através de uma capacitação continuada aplicada pela DPI a todos os policiais do interior e litoral do Estado desde agosto do ano passado. A comissão julgadora utilizou dez critérios para avaliar os trabalhos realizados pelas subdivisões e avaliaram o desempenho que vem sendo acompanhado desde o mês de agosto de 2013, resultante do projeto de capacitação continuada feita por profissionais da DPI que ministraram cursos e também coletaram dados e informações que pautaram as avaliações.

Segundo o Delegado Lopes, cada subdivisão policial foi avaliada segundos os seguintes critérios:

1.     lideranças e resolução dos problemas;

2.     nível de comprometimento da equipe;

3.     estrutura física e racionalização do prédio;

4.     motivação e estímulo da equipe;

5.    recebimento e primeiro contato com a população (nos critérios de delegacia cidadã adotados pela DPI o cidadão deve ser tratado como cliente);

6.     qualidade do atendimento integral ao cliente;

7.    qualidade do inquérito policial;

8.    qualidade do Boletim de Ocorrência (BO);

9.     planejamento operacional;

10.  capacitação continuada dos servidores.

O Delegado Chefe da 5ª SDP, Ivonei Oscar da Silva, externou agradecimento e elogio a toda equipe que faz parte da 5ª SDP (sede e subordinadas), por serem os responsáveis por mais esta conquista obtida pela subdivisão de Pato Branco, parabenizando o Delegado Chefe da DPI pela inovação que tem por finalidade o lema da polícia civil “servir e proteger”, acrescido da aproximação da população que recebendo um atendimento cordial contribuirá com informações para o almejado combate a criminalidade.