Com a participação de aproximadamente 50 mil pessoas, encerrou no domingo (22) a 55ª edição da Festa de São João e a 2ª edição da Expo São João. Ao todo foram cinco dias de festa, no Parque Ambiental Antonio Gasparetto, em que não só os munícipes prestigiaram, mas também a população de municípios vizinhos e até de outros estados.
Na oportunidade, os visitantes puderam acompanhar vários atrativos, mas o destaque ficou novamente por conta da sua famigerada fogueira, com 57 metros de altura e que é considerada a maior do Brasil. Antes do seu acendimento, o público foi agraciado com um show pirotécnico, por mais de dez minutos, que encantou a todas as idades.

A Feira
Segundo o presidente da Associação Comercial e Empresarial de São João (ACESJ), Cláudio Franciscon, a feira contou com uma diversidade de expositores. Foram 72 expositores, entre os espaços internos e externos. Houve espaços no segmento de móveis, mecânica, agroindustrial, equipamentos, automóveis, enfim, uma variedade que agradou a todos.
De acordo com o presidente da comissão organizadora da 2ª Expo São João, Neri Nunes Ribeiro, o sucesso da feira ocorreu devido à sua organização. 
Foi iniciada a venda dos espaços ainda no mês de fevereiro, oferecendo-os primeiramente aos associados da ACESJ. No mês de março, por sua vez, começou a venda para os demais empresários do município e, na sequência, para os municípios vizinhos, sempre procurando trazer coisas diferentes. Participaram no evento expositores do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo.
Dentre os diferenciais desta edição, se comparada à primeira realizada em 2012, Ribeiro destaca o estande de piscinas, o passeio de helicóptero e a venda de artigos gauchescos. 
Avaliação
O prefeito de São João, Altair José Gasparetto, avaliou positivamente a realização dos dois eventos. “Graças ao bom Deus e a São Pedro – que nos ajudou com o tempo, estivemos desde quarta-feira até domingo sem chuva. Lembrando que o município sofreu muito, nos últimos dias, com o decreto de situação de emergência, devido a tanta chuva. E, nesses cinco dias de evento, pudemos ver um grande número de pessoas que vieram participar dessa festa tão bonita”, disse.
O prefeito, ainda, lembrou-se da parceria existente para a realização dos dois eventos, entre a prefeitura, ACESJ e a Igreja São João Batista, que foi fundamental para que tudo isso acontecesse. Também o apoio da câmara de vereadores, das polícias Civil e Militar, e do Corpo de Bombeiros, que ajudaram a fazer essa festa e receber toda a população.
Ele observou também o desenvolvimento do evento. O parque ambiental está ficando pequeno para uma festa dessa dimensão. Por isso, nós já preocupados com isso, procuramos ampliar o local, sendo que já adquirimos uma área de 48 mil metros junto ao parque, para podermos recepcionar ainda melhor os nossos visitantes. Afinal, é importante que façamos uma festa ao contento.
Gasparetto, ainda, falou que desde já começam os preparativos do próximo evento. “Na próxima edição já estaremos com o parque maior, bem como pretendemos mudar a posição da fogueira. A ideia é a colocarmos em outro espaço, assim facilitando para o público visualizar a queima da fogueira e ao show simultaneamente”, acrescentou.
O prefeito também agradeceu a todos que estiveram envolvidos no evento. “Fica o nosso agradecimento a todos que colaboraram para o sucesso da feira e também agradeço de forma carinhosa a todos que vieram, inclusive de outros municípios. Desde já fica o convite para que retornem no próximo ano para esse evento que promete ser ainda melhor”, concluiu.