Na tarde da última sexta feira, dia 27, por volta das 16h40min, a Polícia Militar de São João, através do soldado Palavesini e soldado John, foram prestar apoio aos funcionários do hospital São João na condução de um paciente para o hospital psiquiátrico de Guarapuava, pois o mesmo possui transtornos mentais.

No momento em que a Polícia Militar chegou na casa do indivíduo juntamente com os enfermeiros do hospital, o paciente ficou alterado e muito transtornado. Em seguida ele pegou uma espingarda de pressão e começou a efetuar disparos de dentro da casa contra a viatura policial, a qual foi atingida na lataria.

Os policiais foram se aproximando da casa e conversando com o cidadão, na tentativa de administrar a situação. Quando chegaram próximo da porta da casa, o soldado John, foi atingido por um disparo no braço esquerdo, momento em que a equipe policial decidiu por invadir a casa. Neste momento, o rapaz saiu correndo para o quarto com a espingarda na mão, onde ficou trancado. Os policiais ainda efetuaram alguns disparos de advertência para o chão.

Depois de um longo tempo de conversa, e o uso de gás de pimenta pelos policiais, o individuo saiu do quarto com uma faca na mão e novamente tentou investir contra os PMs. Neste momento, ele foi dominado e algemado, sendo posteriormente encaminhado ao hospital de São João onde foi sedado e em seguida levado para Guarapuava.