Os 16 times sobreviventes conhecerão os confrontos das oitavas de final da Copa do Brasil a partir de 11h deste segunda-feira. O sorteio dos jogos repetirá a fórmula do ano passado, com dois potes de oito times cada. Mais tarde, às 14h, serão conhecidos os mandos de campo. O GloboEsporte.com fará a transmissão em Tempo Real, com vídeo, dos dois eventos.

As oitavas de final terão a estreia dos seis times que disputaram a Taça Libertadores: Atlético-MG, Atlético-PR, Botafogo, Cruzeiro, Flamengo e Grêmio. Eles estarão em um pote na companhia de Corinthians e Vasco, os mais bem colocados no ranking da CBF entre os dez restantes. São os cabeças de chave e formam o Bloco A. Os demais times - ABC-RN, América-RN, Bragantino, Ceará, Coritiba, Palmeiras, Santa Rita-AL e Santos - estão no outro pote, o Bloco B. 

Cada confronto das oitavas de final será formado por um time do Bloco A e um do Bloco B. Primeiro, todos os times do Bloco A serão sorteados e distribuídos pelos oito confrontos. Só depois serão conhecidos seus adversários.

O sorteio do Bloco A será dividido em quatro duplas, com base no ranking da CBF. A primeira dupla será formada por Grêmio (1º do ranking) e Corinthians (2º do ranking). A segunda, por Flamengo (3º do ranking) e Vasco (4º do ranking). A terceira, por Cruzeiro (8º do ranking) e Atlético-PR (10º do ranking). E a quarta, por Botafogo (12º do ranking) e Atlético-MG (15º do ranking). Cada integrante da dupla vai para um lado diferente do diagrama, o que significa que só poderão se enfrentar na final. Para cada time, será sorteado em que lado do diagrama ele ficará (esquerdo ou direito) e qual jogo daquele lado fará (jogo 1, 2, 3 ou 4).

Por exemplo: como o Grêmio irá para um lado do diagrama e o Corinthians para outro, é certo que eles só se encontrarão numa possível final. 

Depois de distribuídos no diagrama os times do Bloco A, serão sorteados os do Bloco B, seguindo a mesma mecânica. Neste caso, as duplas serão formadas por Santos (9º do ranking) e Palmeiras (11º do ranking); Coritiba (13º do ranking) e Ceará (22º do ranking); ABC (29º do ranking) e Bragantino (34º do ranking); e América-RN (36º do ranking) e Santa Rita (207º do ranking).

Antes de 2013, era possível ver no diagrama da Copa do Brasil como seria o mata-mata do início ao fim. Desde o ano passado, a competição ficou maior e passou a ocupar o ano inteiro. Começou com 80 clubes, que participaram de três fases eliminatórias, até sobrarem dez. Eles se juntam aos seis da Libertadores, formando os 16 integrantes das oitavas de final.