Na manhã desta quinta-feira, dia 30 de outubro de 2014, na sede do 3º BPM, o Sd. QPM 1-0 Dion Flaviano Leporacy e a Sd. QPM 1-0 Neiva Cristiane Gertz foram homenageados como policiais militares destaques do mês. A solenidade foi presidida pelo Cap. QOPM Getúlio Ferreira de Lima, que atualmente responde pelo Subcomando do 3º BPM, e prestigiada por Oficiais, Praças e imprensa local.

Os policiais militares em questão ingressaram recentemente nas fileiras da Corporação, o Sd. QPM 1-0 Leporacy em maio de 2012, e a Sd. QPM 1-0 Gertz em novembro de 2013. Ambos estavam prestando serviços no município de Saudade do Iguaçu, pertencente a 3ª Companhia, onde no dia 30 de agosto de 2014, após recebimento da informação de um acidente na BR 158 próximo a usina de Salto Santiago, deslocaram até ao local e constataram que se tratava de um caminhão que havia se chocado contra um barranco e o condutor estava preso às ferragens. A Sd. QPM 1-0 Gertz, que já fez parte do Corpo de Bombeiros no Rio Grande do Sul, realizou os primeiros socorros à vítima. Com a ajuda de um outro motorista o Sd. QPM 1-0 Leporacy cortou a mangueira de combustível fazendo com que o caminhão parasse de funcionar e em seguida retirou o botijão de gás que estava em um compartimento, evitando a explosão.

Após a chegada de uma equipe do posto de saúde do município, a Sd. QPM 1-0 Gertz juntamente com uma enfermeira aplicaram a medicação no condutor, que ainda estava preso nas ferragens. Em seguida receberam a informação de que a equipe da ambulância do Corpo de Bombeiros de Coronel Vivida havia se envolvido em um acidente, impossibilitando o atendimento àquela ocorrência. Então a equipe policial solicitou uma retro escavadeira da prefeitura municipal para forçar a abertura da cabine do caminhão e retirar a vítima, o que foi realizado com sucesso, sendo a vítima encaminhada por uma ambulância do SAMU à cidade de Chopinzinho.

O médico informou que devido à gravidade dos ferimentos, se a vítima ficasse mais alguns minutos presa às ferragens, provavelmente teria falecido.

A ação teve êxito pelo desprendimento e empenho pessoal de ambos os policiais militares, que agiram como preconiza o sentimento de dever, principalmente no que se refere a proteção da vida, sendo merecedores do reconhecimento público e motivação aos demais Policiais Militares.

A confraternização encerrou-se com um café da manhã a todos os presentes.