Em situação complicada na luta por uma vaga para a próxima Libertadores, o Grêmio ao menos recebeu uma boa notícia fora de campo nesta quarta-feira. O clube foi absolvido no Superior Tribunal de Justiça Desportiva por conta de uma haste de óculos atirada no gramado do Heriberto Hülse durante a vitória por 3 a 0 sobre o Criciúma, no último dia 15. Com isso, não corre o risco de perder o mando de campo nesta reta final de Brasileirão.

O episódio ocorreu aos nove minutos do segundo tempo, quando o Criciúma se preparava para bater um escanteio. O árbitro Raphael Claus indicou em súmula que a haste foi atirada do setor onde estava posicionada a torcida gremista. No entanto, como conseguiu identificar o torcedor que atirou o objeto, o clube gaúcho acabou sendo absolvido.

O artigo no qual foi enquadrado o Tricolor prevê pena máxima de 10 jogos sem mando de campo e R$ 100 mil de multa. A expectativa, no entanto, era mesmo pela absolvição. O Grêmio ainda fará mais um jogo em casa neste Brasileiro, dia 7, contra o Flamengo.