Faleceu na madrugada do último sábado, dia 10, em Itapejara D´Oeste, o professor de futebol Jair Fernandes, o Papico, aos 69 anos. Ele teve um enfarte em casa e seu corpo foi velado no município.

Papico, natural de Santa Maria (RS), foi jogador de futebol e depois teve uma longa trajetória como treinador das categorias de base. Dentre seus principais alunos estão os goleiros Cláudio Tafarel (ex-Inter e Seleção Brasileira) e Danrlei (ex-Grêmio).

Na década de 1990, chegou a trabalhar em Francisco Beltrão com aulas de futebol para crianças, mas logo se mudou para Itapejara D´Oeste. E a trajetória como treinador de escolinhas foi marcante. Revelou vários jogadores, entre eles Joenk e José Roberto para o Inter. Para o Grêmio, Nestor Simionatto, Paulo Roberto, campeão mundial de clubes em 83, Cleverson e Márcio Trombetta, popular Gaúcho. Ainda teve o Daniel para o Corinthians e muitos outros.

Papico treinou também equipes de categorias de base de clubes catarinenses, como o Juventus de Seara e a Chapecoense.

Papico jogador

Durante 17 anos, Papico foi jogador profissional, era zagueiro. Começou nas categorias de base do Riograndense, em 1960. Cinco anos mais tarde se transferiu para o rival Inter, de Santa Maria. Em 1972, foi contratado pelo São Luiz de Ijuí (RS). Depois passou pelo Palmeirense, Elite de Santo Ângelo e Tupy, de Crissiumal. No total, foram mais de 30 anos de experiência como treinador. Comandou também equipes profissionais, como o Três Passos (RS) e Tupy FC (RS).