Na manhã desta terça feira, dia 17, a Polícia Militar de Chopinzinho recebeu uma denúncia anônima informando de que haviam pessoas caçando na região da comunidade do Samambaial. Ao averiguar a denúncia, os policiais localizaram um veículo gol branco, o qual estava estacionado perto de um matagal, e, logo adiante haviam três homens.

Com eles, a polícia encontrou três pássaros silvestres conhecidos como trinca-ferro, duas gaiolas, quatro alçapões, três arapucas, além de duas caixinhas de som, as quais eram utilizadas para emitir sons de pássaros e atraí-los até onde estavam os alçapões.

Os rapazes foram encaminhados para o Pelotão da Polícia Militar de Chopinzinho, sendo que logo em seguida foi feito buscas nas casas dos detidos, onde em uma residência foi encontrado um azulão, um trinca-ferro e dois pintassilgos. Na casa do segundo detido foi encontrado um azulão e na casa do terceiro envolvido, os policiais encontraram mais dois pintassilgos, um azulão, duas coleirinhas, um sangue de boi e um trinca-ferro.

Ao todo foram apreendidos 15 pássaros silvestres. Após a confecção do boletim de ocorrência, todos foram liberados mediante assinatura de um termo de compromisso para comparecer em juízo. Os pássaros foram soltos em seu habitat natural pelos policiais.