A câmara de vereadores de Chopinzinho aprovou na última terça feira, dia 30, em primeira votação o projeto de lei 071/2015, de autoria do poder executivo municipal, o qual cria o loteamento residencial Dona Idalina Scariot, de propriedade de Altair Scariot.

Ainda durante a fase de análise nas comissões, os vereadores apresentaram uma emenda substitutiva ao projeto, a qual altera o nome de três ruas do loteamento com a finalidade de homenagear alguns pioneiros que fizeram parte da história de Chopinzinho.

Durante a escolha, os vereadores de forma unânime optaram por homenagear os pioneiros Wilson dos Santos Lima, José Zuconelli e Rozalino Richetti. Na ocasião, familiares dos homenageados estiveram na câmara para agradecer aos vereadores.

Confira um pouco da história de cada um dos três homenageados:

WILSON DOS SANTOS LIMA, nasceu em Palmas – Paraná, no dia 02 de abril de 1939, Filho de Fortunato de Carvalho Lima e Tessalônica dos Santos Lima, veio residir em Chopinzinho em virtude de que fora nomeado para atuar na Comarca de Chopinzinho, desde sua instalação que ocorreu em 14/12/1965, onde atuava na Vara Cível, família, infância e juventude, Avaliador e Contador, respondendo por ambos os cartórios cumulativamente.

Foi empossado na data de 07/11/1966, assumindo além dos cartórios descritos acima, a Escrivania da Justiça do Trabalho, Acidentes de trabalho e a de Paz da Sede da Comarca de Chopinzinho.

Casou – se em 18/04/1970 com Alvanira Salvador de Lima, natural de Chopinzinho, nascida em 24/02/1946, filha de Laureano Vaz de Lima e Genoefa Salvador de Lima, tiveram três filhas Geslôni Letícia Lima, Geslâni de Fátima Lima e Giselle Adriana Lima.

Pessoa de moral e caráter ilibado, sempre atuante nesta Cidade e Comarca de Chopinzinho e prestando com zelo suas atribuições até a data de 18/03/1988, dia em que se aposentou através do decreto nº 2556.

Após sua aposentadoria foi residir em Várzea Grande – Mato Grosso, onde novamente passou a exercer e prestar serviços no Judiciário, trabalhando na 3ª Escrivania Criminal da Cidade e Comarca de Várzea Grande, cidade na qual teve o fim de sua caminhada no dia 17/07/1999, onde veio a falecer.

JOSÉ ZUCONELLI, nasceu no dia 20 de fevereiro de 1939, na comunidade de Santo Antonio, interior de Chopinzinho, onde cresceu e constituiu família neste mesmo local. Casou-se em 1960 com Líbera Maria Zuconelli, os quais tiveram 10 filhos sendo eles: Altevir, Valtevir, Isabel, Idani, Abel, Adelmo, Amarildo, Marli, Edinir e Edinéia.

Foi presidente do Conselho de Pastoral da Comunidade por seis vezes. Por 10 anos foi presidente da Escola Estadual Almirante Tamandaré, da comunidade. Também fez parte do Conselho Fiscal do Sindicato Rural Patronal, Suplente do Conselho Fiscal da Cercho por dois anos, e depois por quatro anos no Conselho efetivo da empresa.

Em 1969, foi sócio de um dos primeiros armazéns de Chopinzinho, juntamente com Candido Zuconelli. José Zuconelli faleceu no dia 21 de maio de 2015 aos 76 anos.

ROZALINO RICHETTI, nasceu no dia 03 de fevereiro de 1938, na cidade de Passo Fundo-RS. Veio para Chopinzinho juntamente com seus pais e irmãos no ano de 1956, com 18 anos de idade. Desde então, fixou residência e constituiu família no município, casando-se no dia 03 de outubro de 1964 com Ivone Lourdes Piano Richetti, os quais tiveram seis filhos sendo eles: Sergio, Tania, Celoi, Celso, Sonimar e Fernanda. Rozalino Richetti sempre se dedicou à agricultura e atividade leiteira. Viveu em Chopinzinho por 52 anos, até o dia de sua morte em 09 de dezembro de 2008.