Como parte da celebração da Arrancada Heroica, que completa 73 anos neste domingo, Zé Roberto e Fernando Prass imitaram o gesto do recém-nascido Palmeiras em 1942 e saíram dos vestiários do Pacaembu carregando a bandeira do Brasil. Em campo, a equipe também garantiu a festa de mais de 21 mil torcedores, batendo o Grêmio por 3 a 2 e terminando este sábado na quarta colocação do Campeonato Brasileiro.

O time foi obrigado a mandar o jogo no Pacaembu, já que o Palestra Itália recebe show do cantor Rod Stewart neste fim de semana. Mas o Verdão usou a mudança para homenagear e até se inspirar no título paulista de 1942 – em 20 de setembro daquele ano, o clube teve que deixar de ser Palestra para virar Palmeiras por pressão política e estreou vencendo o São Paulo por 3 a 1, sendo campeão em episódio que ficou conhecido como Arrancada Heroica.

Em 2015, a briga é no Brasileiro para entrar na zona de classificação para a Libertadores. E o Verdão não se intimidou com o Grêmio, que ocupa o terceiro lugar, e abriu o placar com Vitor Hugo, logo aos seis minutos. Ainda no primeiro tempo, Luan aproveitou bobeira da zaga para empatar, aos 20, e Barrios fez 2 a 1, aos 31. Rafael Marques ampliou, aos 14 do segundo tempo, e Luan converteu pênalti cometido por Amaral para diminuir a derrota, já aos 40.

 

O resultado faz o Palmeiras alcançar 44 pontos e em quarto lugar – segue no G4 se São Paulo e Flamengo não vencerem neste domingo. O Grêmio estaciona nos 48 pontos, na terceira posição. No meio desta semana, os dois times voltam suas atenções para as quartas de final da Copa do Brasil: o Verdão enfrenta o Inter, às 19h30 (de Brasília) de quarta-feira, no Beira-Rio, enquanto o Tricolor gaúcho encara o Fluminense, às 22 horas de quarta-feira, no Maracanã.