Na tarde da última quinta feira, dia 19, o Rotary clube Chopinzinho em parceria com a secretaria municipal de saúde, fez o repasse de quatro cadeiras próprias para a coleta de sangue ao CRE de Chopinzinho.

O projeto foi elaborado e encaminhado no ano passado durante a gestão do ex-presidente Edivaldo Correia de Andrade, pelo rotaryano Zair Pedro Dalvesco e efetivado pelo presidente atual José Jaciel Leopoldino.

Também participaram da solenidade o secretário municipal de saúde, Ivoliciano Leonarschick, a enfermeira chefe do CRE de Chopinzinho, Simone Duarte, além de integrantes do Rotary Clube Chopinzinho.

O presidente do Rotary Clube Chopinzinho José Jaciel Leopoldino disse que quando se trata de vida humana o valor é muito maior, e é por isso que o clube prioriza iniciativas como essa que vai beneficiar os doadores de sangue de nosso município. Ele lembrou que este é apenas um dos inúmeros trabalhos que o clube tem para serem desenvolvidos em parceria com a comunidade, como por exemplo a do próximo dia 23 de novembro, onde será desenvolvida uma campanha nacional sobre doação de sangue e preservação da vida.

O ex-presidente do Rotary Clube Chopinzinho, Edivaldo Correia de Andrade, destacou que Chopinzinho é o único da região que possui uma unidade descentralizada do CRE, sendo que nas ocasiões de coleta de sangue no município, havia a necessidade de deslocar um aparato muito grande de equipamentos, entre cadeiras, colchões e outros aparelhos necessários para fazer a coleta de sangue. “Diante disso, nós conversamos com o secretário Ivoliciano, a fim de elaborar um projeto e viabilizamos em parceria com a administração municipal a aquisição de quatro cadeiras apropriadas para acomodar os doadores de sangue de Chopinzinho nos dias de campanha”, disse Edivaldo.

O secretário de saúde Ivoliciano Leonarschick, disse que trata-se de uma iniciativa muito importante para os munícipes a viabilização destas poltronas adequadas e confortáveis, além da otimização de um espaço próprio junto ao CRE para realizar as campanhas de doação de sangue, tendo em vista os dados apresentados por Chopinzinho, que colocam o município com um dos melhores índices de coleta de sangue da região.

Em seu pronunciamento a enfermeira responsável pelo CRE de Chopinzinho, Simone Duarte, a qual por nove anos esteve à frente do Hemocentro de Pato Branco, disse que são parcerias como esta que mantém os bons resultados das campanhas desenvolvidas na região, principalmente em Chopinzinho.