Veja como flambar, macerar, reduzir e descubra técnicas de cozinha profissional que podem incrementar seus pratos e deixar tudo mais gostoso

Cozinhar é algo que gente faz com coração, mas pode ficar muito melhor se tivermos um pouco de técnica. Usando alguns segredos da cozinha profissional, a gente pode incrementar os pratos de sempre e levar muito mais sabor para as nossas receitas preferidas. Sempre quis cozinhar como um chef? Então fique ligado nessas técnicas de cozinha profissional que nós vamos te ensinar.

Espessar

Vamos começar pela técnica mais fácil e que muita gente faz em casa sem nem saber. Quando a gente precisa engrossar um caldo ou um molho, existem alguns componentes culinários que ajudam. A mistura de manteiga com farinha de trigo é uma das ideias mais conhecidas e na cozinha francesa se chama roux, um espessante muito usado no preparo do molho branco. Para espessar, você também pode usar qualquer tipo de amido ou ainda contar com a ajuda das gemas e do creme de leite, outros famosos espessantes.

Macerar

Quando falamos em macerar, pensamos apenas em esmagar ervas e pimentas em um pilão para extrair todo o sabor daquele tempero e esse não é um conceito errado. Mas, quando falamos em técnica profissional de cozinha, a maceração é feita com vinho ou licores com o objetivo de levar o aroma e sabor dessas bebidas para o que está sendo macerado, Experimente da próxima vez introduzir um desses dois elementos e veja como a sua maceração vai para outro nível!

Flambar

Dessa técnica todo mundo já ouviu falar, mas você sabe fazer? Antes de tudo você precisa escolher a bebida certa, algo que tenha um alto teor de álcool como rum ou um licor. Isso porque bebidas baixas no teor alcoólico como vinho e cerveja não chegam a gerar chamas. Você também precisa escolher uma bebida que te agrade no gosto, já que todo o objetivo de flambar é evaporar o álcool para que o sabor da bebida fique no prato. Para fazer a técnica de uma forma segura, você precisa de uma frigideira de cabo longo, que já esteja quente no fogo com a sua carne ou fruta sendo preparada. Quando estiver bem quente, você deve tirar do fogo, inclinar a frigideira para longe de você e derramar um pouco da bebida na borda interna da frigideira. Depois, é só voltar com ela pro fogo inclinada mantendo seu braço esticado e, quando entrar em chamas, sacudir um pouco para ajudar o álcool a evaporar.

Branquear

Nós já falamos aqui no TudoGostoso sobre a técnica de branquear, aliada na hora de não deixar nenhum legume estragar. Ela consiste em mergulhar o legume em água fervente por menos de cinco minutos e depois resfriá-lo rapidamente por dois ou três minutos. Isso vai conservar a cor e os nutrientes do legume antes de você congelá-lo e faz o alimento durar assim por até 3 meses. Na cozinha profissional os chefs também usam o processo de branqueamento para que a casca dos alimentos solte mais fácil: experimente colocar um tomate em água fervente por três minutos e depois resfriá-lo para ver como a casca soltará quase que inteira de uma vez.

Reduzir

Outra técnica que vai acrescentar sabor aos seus preparos é a redução. Ela é bem fácil e consiste em deixar o seu líquido um tempo maior no fogo até que ele evapore e reduza de volume, concentrando todo o sabor no líquido que sobrou. Essa técnica costuma ser bem útil em molhos e pode deixar qualquer preparação mais gostosa.

 

 

Fonte:Tudo Gostoso