Cervejaria cria primeira cerveja feita com cacto do sertão nordestino
GASTRONOMIA
12 de Agosto de 2019

"Criada no sertão do estado de Alagoas a partir de uma ideia curiosa, a Cacto Beer é a primeira cerveja brasileira feita totalmente com o cacto, a planta que aguenta meses sem uma gota de água sequer. A bebida, uma Blond Ale de aroma frutado e levemente esverdeada, teve uma versão limitada vendida durante a Copa do Mundo, mas a aceitação foi tão grande que passou a ser produzida em escala comercial há pouco mais de um mês.

A ideia surgiu quando o empresário Tiago Barros e o advogado Raoni Mattos conversavam no restaurante dele na cidade de Santana do Ipanema (a 209 km de Maceió). Raoni Mattos, que também é mestre-cervejeiro caseiro, sugeriu fazer uma cerveja da casa tendo o cacto como ingrediente principal.

“Ele já tinha provado uma cerveja de cacto na Bélgica e sugeriu reproduzir com o Mandacaru, uma espécie nativa da caatinga. Fizemos três testes até chegarmos na receita ideal”, diz. A primeira produção, de 300 litros, foi vendida no próprio restaurante durante a Copa do Mundo de 2018.

A cerveja caiu no gosto dos clientes depois do campeonato. Foi quando os amigos decidiram se tornar sócios e fundaram a cervejaria Camonga – em homenagem a uma serra da região. Finalmente em  junho deste ano, eles passaram a produzir mensalmente cerca de dois mil litros da Cacto Beer na cervejaria Hop Bros, em Maceió.

A Cacto Beer é produzida com o cacto mandacaru inteiro. A planta é é colhida, tem os espinhos retirados e é cortada em pedaços antes de ir à panela para a fervura. Então eles adicionam o lúpulo americano e a deixam na preparação. O resultado final é uma Blond Ale esverdeada (ganhou o estilo de Green Ale) com 4,2% de teor alcoólico, um corpo leve e sabor frutado característico de alta drincabilidade.

“A cerveja tem gosto de sertão, difícil explicar com o que ela parece. Mas é uma bebida que você consegue beber sem pesar”, conta Tiago. O rótulo é vendido em garrafas de 500ml a partir de R$ 15.

A Cacto Beer atualmente é encontrada na loja da fábrica da Hop Bros, em Maceió, e no restaurante Oishi-Sushi, em Santana de Ipanema. O plano é levar a cerveja para outras lojas da Bahia e de Sergipe em breve. É possível também encomendar pelo telefone (82) 99676-0849 ou através do perfil no Instagram da cervejaria."

Leia mais em: https://www.gazetadopovo.com.br/bomgourmet/cervejaria-cria-primeira-cerveja-feita-com-cacto-do-sertao-nordestino/
Copyright © 2019, Gazeta do Povo. Todos os direitos reservados.

LEIA TAMBÉM
Moldart Papel de Parede
CONTATO COMERCIAL
(46) 3242-1495
(46) 98413-4946
comercial@radiochopinzinho.com.br
REDES SOCIAIS
PB Agência Web