Com o término da temporada de 2015, a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) divulgou, nesta terça-feira, o Ranking Nacional de clubes (RNC) atualizado. Com o título brasileiro, o Corinthians garantiu a liderança, seguido pelo Grêmio, em segundo, e Cruzeiro, em terceiro.

Em 2014, o Timão era o vice-líder e, neste ano, desbancou os mineiros, acumulando 14.664 pontos. Os gaúchos, por sua vez, subiram do quarto lugar para o segundo, agora com 14.210 pontos. Já a Raposa caiu e está com 14.064 pontos.

Logo abaixo, entre as dez primeiras posições, estão Santos, São Paulo, Flamengo, Atlético-MG, Palmeiras, Internacional e Fluminense. A única mudança em relação ao ano passado é o Verdão, que colocou o Atlético-PR em 12º, abaixo do Vasco.

Já no Ranking das federações, São Paulo permaneceu na ponta, seguido por Rio de Janeiro, Minas Gerais, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Paraná, Pernambuco, Goiás, Bahia e Ceará.

 

O Ranking é elaborado considerando a participação dos clubes em competições realizadas nos últimos cinco anos, baseando-se na colocação das equipes no Campeonato Brasileiro e na Copa do Brasil. Em caso de Libertadores e Sul-Americana, os times também ganham bônus.