A câmara de vereadores de Chopinzinho entregou na última terça feira, dia 08, uma moção de aplausos ao Frei João, pelos 50 anos de sacerdócio que vai ser comemorado no próximo dia 15 de dezembro. A homenagem apresentada pelo vereador Valmor Teles Mendes, teve o apoio dos demais membros da câmara. Durante a entrega da homenagem, o vereador Valmor fez a leitura de um histórico da vida do Frei João.

Ary Spohn, filho de Luiz e Isabela Spohn, nasceu em Erechim-RS, no dia 31 de maio de 1937. Cursou o ensino fundamental em Luzerna e Rio Negro-SC. Depois em Agudos-SP, cursou o primeiro e segundo graus, sendo que em seguida cursou filosofia em Curitiba-PR. Em Petrópolis-RJ formou-se em teologia.

Frei João, ordenou-se sacerdote no dia 15 de dezembro de 1965, sendo em 1966 foi transferido de Petrópolis para Chopinzinho, onde permanece até os dias de hoje.

Em Chopinzinho, frei João continuou a se dedicar aos estudos, onde teve a oportunidade de cursar filosofia novamente, letras, português e francês em Palmas. Estudou também pedagogia com habilitação e orientação educacional em Passo Fundo-RS. Cursou também pedagogia com habilitação em inspeção escolar e administrativa em São João Del Rey-MG. Portanto, são seis cursos superiores, dos quais cinco com registro do MEC. No dia 25 de janeiro de 1969 foi nomeado inspetor regional de ensino, abrangendo os municípios de Chopinzinho, Coronel Vivida, São João e São Jorge do Oeste, assumindo a função no dia 10 de fevereiro de 1969, onde ficou no cargo até o dia 06 de junho de 1983, perfazendo 14 anos.

No ano de 1980, Frei João foi aprovado em concurso público estadual na disciplina de português. No ano de 1983, assumiu a secretaria da Escola Coronel Santiago Dantas, deixando a mesma no dia 13 de janeiro de 1988.

No dia 14 de janeiro assumiu a direção da escola Santiago Dantas. Do dia 1º de fevereiro de 1993 até o ano de 2012 foi diretor da Escola Tasso Azevedo da Silveira. Durante todos esses anos, além de atender a educação, Frei João também auxiliava nas celebrações da Paróquia São Francisco de Assis.

Além do proponente, os demais vereadores também fizeram uso da palavra para destacar a importância que Frei João tem durante seus 50 anos de sacerdócio na história de Chopinzinho.

Ao final, o homenageado também usou a palavra na tribuna para agradecer a cada um dos vereadores pela moção. “Eu só posso agradecer aos vereadores e a comunidade chopinzinhense. Espero poder contribuir muito ainda para a nossa população. Peço a Deus que essa homenagem que hoje estou recebendo, vocês recebam em dobro como forma de retribuição de todo o carinho que vocês sentem por mim”, disse Frei João.