A câmara de vereadores de Chopinzinho mais uma vez homenageou pessoas que fizeram parte da história do município nominando algumas obras com o nome dessas pessoas.

O vereador Leônides Moser contou com o apoio dos demais vereadores para aprovar o projeto de lei nº 127/2015 de sua autoria, o qual denomina a Unidade Básica de Saúde da comunidade de Santa Inês de “Unidade Básica de Saúde Alfredo Valiati”. Durante a fase de discussão do projeto, Moser apresentou um histórico sobre a vida do homenageado:

Alfredo Valiati nasceu no dia 02 de setembro de 1925, em Passo Fundo-RS. Filho de Ângelo Valiati e Aurélia Tasca Valiati.

Alfredo Valiati era filho de agricultores, trabalhou com seus pais na agricultura até atingir a maioridade, e depois foi trabalhar como motorista de ônibus e mais tarde como caminhoneiro, onde transportava madeira de Passo Fundo para Porto Alegre.

No ano de 1952 casou-se com Luivia Koch Valiati, onde tiveram três filhos, Renildo, Rejane e Renê.

Em 1953 mudou-se para Curitibanos-SC, onde continuou com a profissão de caminhoneiro, transportando madeira do Vale do Itajaí para Paranaguá, onde permaneceu por oito anos.

Em 1962 mudou-se com a família para o Paraná, onde ele, seu cunhado e outros sócios compraram uma fazenda na região do Passa Quatro. Para chegar na região, tiveram muita dificuldade, pois não havia estradas naquela época e precisaram abrir clareiras com foice e picareta. Construíram uma serraria próximo da fazenda Lino Bettega e Filhos, mais tarde sendo conhecida como serraria dos gaúchos. Toda a madeira serrada era vendida para Ponta Grossa e São Paulo.

Tornou-se uma comunidade formada pelos donos e pelas famílias dos empregados e alguns moradores próximos como a família Ricardo. Para se deslocar até Chopinzinho e Coronel Vivida, havia muita dificuldade, sendo o principal acesso a estrada de Passa Quatro. Mais tarde a família adquiriu a serraria Lino Bettega e Filhos.

Alfredo Valiati foi uma pessoa muito participativa na sua comunidade, preocupando-se com o bem estar das famílias que ali moravam bem como a saúde de todos, contando sempre com o apoio do Dr. Alairton. Também não esquecia do dia do trabalhador, onde sempre realizava um almoço festivo. Era uma pessoa muito querida na sua comunidade, especialmente pelas crianças. Também colaborava com as comunidades vizinhas como a do Cristo Rei. Ajudou muito para o desenvolvimento de Chopinzinho, estando sempre pronto quando necessitavam de sua ajuda.

Estava sempre à frente da educação, buscando recursos para melhoria da escola, foi por muito tempo presidente da Escola Mario Bettega. Mais tarde fez a doação de um terreno para a nova construção da escola municipal Mario Bettega.

Teve participação ativa na política na gestão do prefeito José Armim Matte, sendo candidato a vereador, ficando como suplente. Na época os políticos não eram remunerados.

A família do homenageado esteve presente na câmara de vereadores prestigiando a votação do projeto e para agradecer aos vereadores.