O trabalho de monitoramento de proliferação dos mosquitos aedes aegypti e aedes albopictus, segue com grande intensidade pela Secretaria de Saúde de São João. Do dia 17 de dezembro de 2015 até essa terça feira, dia 05 de janeiro, dos oito casos suspeitos, dois foram confirmados como sendo dengue no município de são João.

Segundo informações, esses casos são os chamado “casos importados”, ou seja, são pessoas que visitaram e permaneceram por um tempo em áreas com alto índice de contaminação da dengue. A enfermeira Simona Scholz, responsável pelo setor de endemias da Secretaria de Saúde de São João relata a nossa reportagem que após a confirmação de pessoas contaminadas pela dengue em São João, os agentes de endemias e os agentes de saúde realizam um trabalho de vistoria e prevenção para evitar uma possível epidemia de dengue. “Diante desses casos, quando a gente confirma, os agentes da dengue, os agentes de saúde, fazem uma vistoria ao redor da residência dessas pessoas para ver se é encontrado foco de larvas do mosquito. Temos o mosquito o Aedes aegypti e Aedes albopictus, e então diante de dois casos confirmados em nosso município, nós precisamos realizar algumas ações extras para evitar que o mosquito entre em contato com as pessoas infectadas e por consequência, repasse a dengue a outras pessoas. Então é feito uma vistoria nas residências dessas pessoas infectadas e também em um raio de trezentos metros,” disse a enfermeira.

O combate ao Aedes aegypti e Aedes albopictus, também visa prevenir contra a Febre Chikungunya e o Zika Vírus. Os agentes estarão realizando o trabalho de vistoria em toda a cidade de são João e também orientando a população sobre as medidas de prevenção. Caso alguém recuse a vistoria será acionado o ministério público aonde será realizado a vistoria no imóvel por ordem judicial.

(Fonte: Douglas Nunes – Rádio São João)