Através de eleições unificadas no dia 04 de outubro de 2015, foram escolhidos os 05 novos conselheiros tutelares de Chopinzinho, os quais serão empossados neste dia 10 de janeiro para a gestão – 2016-2020.

 A eleição ocorrida no dia 04 de outubro de 2015, contou com 12 candidatos disputando 05 vagas, os eleitos foram: Adrieli Accorsi (254 votos), André Felipe Moraes (188 votos), Danielli Cividini (181 votos), Claudecir Gonçalves (175 votos) e Jandira Salete Antunes Duarte Cardoso (162 votos). Ficaram suplentes: Roseli de Fatima Rodrigues, Alanice Paula Schonhalz de Souza, Alice Lusco Salvi, Luana Castilho, Diego Ernesto Oliveira Posso, Ivonete Zuconelli Ferreira e Edeneia de Oliveira de Lima (desclassificada).

A votação totalizou 1.673 eleitores, sendo 9 votos nulos e 8 votos em branco. A seção eleitoral foi na Escola Municipal Tasso Azevedo da Silveira e a votação foi acompanhada pelo Promotor de Justiça Substituto, José de Oliveira Junior.

No último dia (06/01), foi realizado no Anfiteatro David Rogos Schmitz durante todo o dia, a capacitação para os novos conselheiros, onde foi ministrada pela Assistente Social Jacinta Imig, que tem sua atuação em políticas de Assistência Social, é Mestre em Políticas Públicas, Especialista em Psicologia Trabalho, Saúde, Socioterapia e Especialista pela USP, em Violência Doméstica.

Esta capacitação teve como objetivo, proporcionar aos candidatos titulares e suplentes um espaço de conhecimento da política de atendimento à criança e adolescente e de aperfeiçoamento de habilidades para o exercício da função.

Para Jacinta esta capacitação serve tanto para o Conselho Tutelar e para os Conselheiros dos direitos da criança e adolescente, “A função de estar aqui hoje é principalmente debatendo sobre a função e o funcionamento do Conselho Tutelar, e o papel do Conselho Tutelar na formação de Diretos das Políticas Públicas para a criança e o adolescente, estamos hoje também debatendo sobre o papel da família, da sociedade, dos órgãos gestores, para que realmente crianças e adolescentes sejam amparados, mas principalmente amparados no olhar da sua família, da sua realidade, na parte da tarde também serão trabalhados algumas situações de estudos de fatos em virtude que os novos conselheiros já estarão trabalhando no dia 10 de janeiro, destacou Jacinta”.