O Instituto Águas do Paraná está cumprindo os acordos firmados pelo governo do Paraná com as prefeituras da região Sudoeste para perfuração de poços artesianos em comunidades do interior. Dias 15 e 16 de outubro de 2015, o deputado Ademar Traiano (PSDB), que estava substituindo o governador Beto Richa (PSDB), visitou vários municípios da região e assinou acordos de parceria para a execução dos poços.

Conforme Alberto Piccinini, gerente regional do Instituto de Águas, de 14 de outubro a 14 de dezembro foram feitos 15 poços artesianos. Já foram contemplados os municípios de Barracão, Coronel Vivida, Flor da Serra do Sul, Manfrinópolis, Marmeleiro, Nova Esperança do Sudoeste e Santa Izabel do Oeste. Neste começo de ano serão perfurados poços nos municípios de Bom Jesus do Sul, Boa Esperança do Iguaçu, Dois Vizinhos, Eneas Marques, Honório Serpa, Nova Prata do Iguaçu, Pinhal de São Bento, Renascença, Saudade do Iguaçu, Salto do Lontra, Sulina, São João, São Jorge D´Oeste e Santo Antônio do Sudoeste. Piccinini disse que "tem alguns municípios que estão encaminhando agora" os projetos.

Nesta parceria, o Instituto de Águas entra com o maquinário e as prefeituras indicam as comunidades rurais em que serão perfurados os poços e também se responsabilizam por instalar a rede de distribuição (encanamento), caixa d´água e obras complementares. O instituto estadual conta com uma equipe composta por quatro caminhões e a máquina de perfuração. O equipamento pode perfurar até 300 metros para encontrar a água.

(Fonte: Jornal de Beltrão)