Prevenir sempre é melhor, a Secretaria de Saúde e a Equipe de Vigilância Epidemiológica de Chopinzinho fazem um alerta para a população chopinzinhense sobre a dengue em nosso município. No ano de 2015 em Chopinzinho foram registrados 09 casos, dentre eles 03 casos importados confirmados da doença, neste ano de 2016 o município já tem um caso suspeito em fase de confirmação laboratorial.

Segundo a agente de saúde Maricleuza Paim, os agentes estão encontrando muitas dificuldades para fazer as visitas nos domicílios. “A gente está encontrando bastante resistência nos domicílios, até em alguns casos a gente é expulso da casa, e a nossa preocupação é bem grande tanto na questão da dengue como os outros vírus que a doença está transmitindo que é o zika vírus e a febre chikungunya, então a gente está pedindo à população que aceitem e entendam o nosso trabalho, nós seguimos um cronograma de trabalho que é demandado pela 7° Regional, e nada do que a gente faz é por conta própria, então pedimos a colaboração da população porque nada melhor que o morador ser o agente cuidador da sua casa”. Os agentes fazem as vistorias nos domicílios dentro e fora, bem como nos fundos das residências, as vistorias são feitas em calhas, caixas d’água, tampas de garrafas, plásticos, latinhas, vasos de plantas, mas segundo os agentes de saúde, o principal problema está em fazer as vistorias dentro dos domicílios, é necessário que se faça a vistoria dentro das moradias, sendo que muitas pessoas possuem vasos de plantas dentro de casa com água limpa e parada gerando dentro da sua própria casa a larva do mosquito transmissor da dengue.  “A função do agente de endemias é fazer a visita, orientar o proprietário do imóvel e a sua família para que estejam eliminando esses criadouros, não é da capacidade dos agentes de saúde limpar o terreno das pessoas, e sim informar os possíveis criadouros do mosquito da dengue, para que eles sejam eliminados”, completou Maricleuza.

Mobilização:

As mobilizações de vistoria já estão acontecendo no município em 12 pontos estratégicos de terrenos baldios, na tarde de ontem a mobilização ocorreu no Cemitério Municipal. No dia 09 de janeiro estará acontecendo uma panfletagem na Av. XV de novembro para conscientizar a população sobre o Aedes aegypti. O Secretário de Saúde Ivoliciano Leonarchik destacou a importância desta mobilização, “Eu gostaria de destacar para a população de Chopinzinho que é uma situação gravíssima esta questão da dengue, nós estamos nos esforçando muito, não paramos os nossos serviços da vigilância epidemiológica e da vigilância sanitária, porém nós precisamos da colaboração da população, pois estamos encontrando sérias dificuldades, descaso até em algumas residências por parte de alguns moradores que não estão entendendo o que isso pode ocasionar em nosso município. Aqui em Chopinzinho neste ano de 2016 já tivemos duas confirmações das larvas do mosquito da dengue, então por isso que a gente pede a atenção da população, pedimos para que colaborem junto com os agentes de saúde, eliminando os focos da transmissão do mosquito da dengue, que é a água limpa e parada”.

Vacina:

A vacina contra a dengue já existe e teve sucesso em testes realizados em humanos, sendo eficaz contra os 04 tipos de dengue.

Segundo Lídia Posso Simionato do setor de Epidemiologia ,”O México foi o primeiro país a aprovar a vacina contra a dengue no final de 2015, acredita-se que no final de 2016 a vacina da dengue já esteja disponível no mercado brasileiro. Ainda no Brasil não temos aprovado a vacina para dengue, nem a disponibilização da mesma na rede pública ou privada, portanto neste momento é fazer a prevenção evitando o criadouro do mosquito  e cuidando da sua casa e quintal”.