Na manhã desta segunda-feira 25/01/2016, aconteceu nas dependências do auditório da ACIVI Coronel Vivida, treinamento para os policiais militares de Coronel Vivida e Honório Serpa quanto ao uso correto da TASER.

O treinamento que aconteceu na teoria e na pratica tendo o comando do Tenente Mori da ROTAM.

A arma de eletro choque é uma arma de baixa letalidade que usa-se de uma descarga elétrica de alta tensão para imobilizar momentaneamente uma pessoa. Apesar de não apresentar grandes riscos à saúde de quem é atingido por ela, existem registros de mortes causadas pelo uso da arma de choque, por esse motivo, alguns especialistas preferem usar o termo "baixa-letalidade" para se referir ao potencial de mortalidade da arma.

A TASER funciona com duas baterias de nove volts. Tem dois eletrodos ligados a dois fios de cobre, que podem ter quatro, seis, oito ou dez metros. Ao disparar, a arma lança os dois eletrodos, que, ao atingir a vítima, aplicam uma descarga elétrica por 5 segundos, agindo no sistema nervoso sensorial e motor, fazendo com que a vítima seja imediatamente imobilizada, perdendo a coordenação motora e caindo.

Agora os policiais de Coronel e Honório estão habilitados para o uso do dispositivo de incapacitação elétrico, mais conhecido como TASER.

(Fonte: Vanderlei Lima)