Foi realizado nesta quarta feira, dia 27, no Fórum da Comarca de Chopinzinho, o primeiro júri deste ano de 2016 na comarca. O réu Joel de Oliveira Duarte, aguardava julgamento detido na penitenciária de Francisco Beltrão, e respondia por duas tentativas de homicídio, fato que ocorreu no dia 19 de junho de 2014 no Bairro Vale Verde.

Na época dos fatos, as vítimas foram à ex-mulher do réu, Áquila Priscila dos Santos e seu namorado Jackson Rafael Silveira. No dia do ocorrido, Joel que já estava separado de Áquila a cerca de dois anos, chegou por volta das sete horas da manhã na casa de sua ex-mulher, bateu à porta e no momento em que ela atendeu, teria investido contra ela armado com uma faca e começou a desferir vários golpes contra a mesma. Jackson que também estava na casa, correu para socorrer a namorada e também foi ferido. Depois disso, Joel saiu da casa, embarcou em seu carro e fugiu. As vítimas foram socorridas e encaminhadas ao hospital de Chopinzinho. Algum tempo depois, o acusado foi preso pela polícia e aguardava julgamento no presidio de Francisco Beltrão.

O júri segundo o juiz que presidiu a sessão, Dr. João Ângelo Bueno, terminou por volta das 15h30min sendo que ao final o réu foi condenado pelo crime de tentativa de homicídio contra Áquila Priscila dos Santos, o qual teve a pena estipulada em 10 anos e 04 meses de reclusão, sendo que como o réu já estava preso há 01 ano e 02 meses, esse período foi descontado, baixando a pena para 09 anos e 01 mês e 10 dias em regime fechado. Na acusação de tentativa de homicídio contra Jackson Rafael Silveira, o réu foi absolvido pelos jurados.

Dr João lembrou que o código penal brasileiro prevê que penas em que os réus são condenados a mais de 08 anos de reclusão, a mesma deve ser cumprida em regime fechado. Ao final da sessão, segundo Dr João Ângelo Bueno, como o réu foi condenado em uma acusação e absolvido em outra, o ministério público que atuou na acusação e buscava duas condenações para o réu impetrou com pedido de recurso.